Cristãos perseguidos lembrados

DSC_0830

No passado dia 19 de Outubro, a Igreja celebrou o Dia Mundial das Missões (DMM). O Secretariado Diocesano da Pastoral das Missões de Setúbal (SDPM) assinalou o dia com uma conferência sobre «A situação dos cristãos no Iraque» com Felix Lungu, da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS).

A Igreja de Santa Maria do Barreiro acolheu os cerca de 70 participantes nesta iniciativa. O Pe Carlos Silva, diretor do SDPM, referiu que a ideia «era dar a conhecer uma situação que não está bem divulgada como o caso das mortes dos cristãos no Iraque e Médio Oriente».

A nova equipa da Pastoral das Missões quis nesta primeira iniciativa do ano pastoral um momento de oração e de partilha do momento que os cristãos de outras partes do globo passam, apenas por testemunhar a sua fé.

A AIS é uma organização dependente da Santa Sé, tendo por objetivo apoiar projetos de cunho pastoral em países onde a Igreja Católica está em dificuldade. Neste campo está a par de todos os problemas que os cristãos estão a passar em outras partes do globo. «Os Cristãos são atualmente o grupo religioso que sofre maior número de perseguições por causa da sua fé», alertou Felix Lungu. O convidado referiu ainda que a maioria da comunicação social não aborda muito este tema de perseguições, sendo esse papel de denúncia um pouco a função de cada um dos cristãos.

Sobre o tema Felix Lungu explicou como os cristãos do Iraque chegaram a esta situação, a formação do Estado Islâmico e todo o caos que está a causar. «O que isto tem a ver connosco?», interrogou os presentes. Felix Lungu salientou que o que se passa é semelhante ao vírus do Ébola: quando andava apenas por África não havia problema, agora que está em Espanha já se começa a tomar atenção. «Isto é um caso de fé. Temos que sentir na própria pele o que os nossos irmãos estão a passar pois fazemos parte do mesmo corpo de Cristo», salientou.

Dando uma solução para o problema neste dia das Missões o orador pediu a todos oração. «É a primeira coisa que os irmãos perseguidos esperam de nós», declarou.

Não é apenas no Iraque que os Cristãos são perseguidos, Felix Lungu, revelou aos participantes da conferência os locais do mundo onde irmãos cristãos são perseguidos apenas por querem viver a sua fé.

No final o Pe Carlos Silva lembrou que a «missão está aí, naqueles que mais precisam do nosso apoio».

Bruno Máximo Leite

27 de Outubro de 2014