Alegria e ação de graças

peregrinacao a fatima 2014

No passado dia 25 de outubro, Setúbal peregrinou ao Santuário de Fátima iniciando, assim, o ano pastoral de preparação para a celebração dos quarenta anos da fundação da Diocese. A abrir a peregrinação, um grupo de cento e trinta jovens, numa iniciativa promovida pela Pastoral da Juventude de Setúbal, peregrinou a pé, e ao longo de toda a noite, desde o Mosteiro da Batalha até ali.

Convocados por D. Gilberto dos Reis, bispo de Setúbal, nove mil diocesanos, provenientes de quase todas as paróquias sadinas, congregaram-se no Santuário de Fátima para entregar a Nossa Senhora o início das comemorações dos quarenta anos da diocese, criada em 1975 pelo recém-beatificado Papa Paulo VI.

O tema orientador da peregrinação foi o mesmo que dá nome à celebração dos quarenta anos: «Setúbal, com Maria, alegra-te e evangeliza». Assim, a manhã iniciou-se com a recitação do terço na Capelinha das Aparições, tendo depois todo o Povo de Setúbal seguido para a Eucaristia na Basílica da Santíssima Trindade. Aí, foi o Coro Diocesano que, composto por coralistas das diversas paróquias da Diocese deu início à celebração.

Na homília da Eucaristia, o Prelado afirmou que, neste ano pastoral preparatório da celebração dos quarenta anos da Diocese de Setúbal, a primeira atitude de cada um deve ser de alegria e ação de graças por tudo o que Deus tem realizado. Por outro lado, D. Gilberto diz que é necessário pedir à Mãe de Deus que cada um seja «um só coração e uma só alma, para sermos alma cristã da Península de Setúbal e ricos na vocação laical, religiosa e sacerdotal».

Jovens iniciaram peregrinação

Os jovens de Setúbal encabeçaram a peregrinação diocesana a Fátima, caminhando, a pé, desde o Mosteiro da Batalha até ao Santuário de Fátima, onde chegaram no sábado de manhã. Cerca de dezassete quilómetros percorridos num clima de oração, tendo sido convidados a meditar sobre a sua relação com Deus, sempre sob o olhar de Maria.

No arranque da peregrinação noturna, na Igreja Paroquial da Batalha, D. Gilberto dos Reis esteve com os jovens e dirigiu-lhes algumas palavras. Uma visita pastoral às Paróquias, um sínodo diocesano para os jovens e um pedido para se envolverem com a pastoral da saúde das suas comunidades, foram alguns dos desafios deixados pelo Prelado.

Referindo-se à meditação inicial do diretor da Pastoral da Juventude de Setúbal, Padre João Nabais Dias, e destacando as suas palavras, o Bispo diocesano pediu aos jovens que, caminhando com Maria, procurassem sempre a Jesus, pois só n’Ele encontram a verdadeira Alegria. A noite iniciou-se com a recitação dos mistérios gozosos do terço, que se prolongaram ao longo de toda a noite nas diversas paragens.

Alegria da misericórdia de Deus

A peregrinação continuou ao início da tarde, novamente na Basílica da Santíssima Trindade, com uma conferência proferida pela Irmã Ângela Coelho, postuladora da Causa da canonização dos pastorinhos, que apresentou uma reflexão sobre o tema da misericórdia na mensagem de Fátima, sublinhando que Nossa Senhora que se apresenta como ícone da misericórdia de Deus por toda a humanidade. «Estou aqui para partilhar convosco a misericórdia de Deus na mensagem de Fátima, um dos temas mais esquecidos na mensagem mas aquele que mais temos que recordar», disse a postuladora.

Referindo que no cântico do Benedictus está presente a luz da misericórdia da mensagem de Fátima, a Irmã disse ainda: «Nesse cântico está a mensagem de Fátima, quando dizemos ‘graças ao seu coração misericordioso Deus visitou o Seu povo’», sublinhou, acrescentando que Deus está sempre connosco, que continua a operar a salvação e que com a aparição de Nossa Senhora se abre com um anúncio de misericórdia.

«A última palavra que Lúcia ouve é misericórdia – lembrou – E Deus vem mostrar em Fátima que continua a ser fiel e continua a estar connosco». A postuladora disse ainda aos presentes que Deus, nas aparições, chama cada uma «à conversão e oração pois quer continuar essa fidelidade e mostrar a sua misericórdia» e destacou o anúncio de misericórdia dos pastorinhos: «O medo não converte ninguém, só o amor converte. Os pastorinhos, que sofreram interrogatórios e a doença, entre outros sacrifícios, tornaram-se profetas de misericórdia e esta só acontece na Alegria».

A tarde concluiu com exposição do Santíssimo Sacramento e oração de Vésperas. No final, o Prelado apelou a todos os peregrinos que fizessem da Eucaristia o centro de cada semana, que recorressem mais assiduamente o sacramento da Reconciliação, rezassem o terço diariamente e lessem, também diariamente, ao menos durante alguns minutos, um texto do Papa, especialmente a Exortação ‘A Alegria do Evangelho’.

BML e AS

03 de Novembro de 2014