Levar Deus aos jovens, pela Natureza

juntaregional 2014

O novo executivo regional do CNE em Setúbal tomou posse no passado Domingo, dia 23 de Novembro, na Sé da cidade sadina. A cerimónia decorreu no final da Eucaristia celebrada pelo Bispo de Setúbal, D. Gilberto dos Reis, e contou com a presença do Chefe Nacional, Norberto Correia. ‘Somos um’ é o lema da nova equipa regional que deixou aos dirigentes alguns alertas para os tempos que se avizinham.

João Costa renovou, no passado Domingo, o seu mandato para mais um triénio à frente dos destinos do Escutismo na região. Mantendo na atual equipa alguns dos elementos da equipa anterior, o Chefe Regional confessou apenas ter tido a certeza de que iria avançar para mais três anos na Junta Regional de Setúbal quando, recentemente, visitou as Cataratas do Iguaçu.

«Ali, naquele lugar, um dos mais bonitos do mundo, tive a certeza de avançar para mais três anos na Junta Regional de Setúbal. Ali, embrenhados na natureza podemos apreciar a alma de Deus – disse, acrescentando – Percebi ali que o nos move é podermos levar Deus aos mais jovens através deste contacto com a natureza».

Lembrando o patrono escolhido pela equipa, São João Baptista, que se fez pequeno para que Jesus crescesse, o Chefe Regional afirmou que é esse o mesmo propósito de cada um dos elementos da nova Junta: «Não temos verdades nem achamos que fazemos melhor do que os outros. Mas temos convicções fortes do nosso papel, sobre o papel do Escutismo na educação dos mais novos e sobre a função de uma Junta Regional. O CNE é um movimento de Igreja e que é enquanto instrumento de evangelização que ele faz sentido».

Unidos para ser exemplo

Ao longo dos próximos três anos, o CNE terá vários desafios a que responder. Entre eles, a continuação da implementação do novo projeto educativo e os primeiros passos de um novo sistema de formação de adultos. «Setúbal participará neste processo de forma responsável – garantiu João Costa – Estaremos ao lado dos Agrupamentos para avaliar em conjunto os sucessos e dificuldades para podermos ter um bom retrato da região no final destes três anos».

Nas palavras de João Costa houve ainda lugar para uma retrospetiva breve dos últimos três anos em que a Junta Regional trabalhou para a união da região e deixou um alerta aos dirigentes presentes: «Hoje somos uma equipa única e não o conjunto de quarenta e sete agrupamentos. É assim que devemos manter-nos. Da nossa parte contem apenas com amizade e empenho para a resolução de problemas e na partilha de soluções. Não alimentaremos conflitos, não contribuiremos para que o escutismo não seja escola de amizade e crescimento conjunto. Só assim seremos exemplo».

Conduzir os jovens à felicidade

O Assistente Regional, Padre Luís Ferreira, acompanhado pelo Assistente Regional Adjunto, Padre Daniel Nascimento, destacou o apoio que pretendem dar aos Assistentes de todos os agrupamentos da região: «Eu e o Padre Daniel estaremos no executivo e com o executivo. Estaremos para trabalhar convosco ao serviço e queremos também ajudar os Assistentes da nossa região. Sabemos que nem sempre é fácil pela disponibilidade que têm, e com os múltiplos afazeres, mas estamos disponíveis.

Também o Chefe Nacional, Norberto Correia, dirigindo algumas palavras aos presentes, destacou a função de um executivo regional. «A Junta regional que hoje toma posse serve apenas para que o Escutismo se viva em plenitude. Não é mais importante que os Agrupamentos mas está ao seu serviço. Assim, cada um assumindo e cumprindo a sua função, juntos seremos um CNE melhor e construiremos esta Igreja que há de conduzir cada um de nós à felicidade que ansiamos», afirmou.

No Domingo em que se celebrava a Solenidade de Cristo Rei, o Bispo de Setúbal pediu aos dirigentes que assumiram o compromisso de servir o Escutismo Regional que anunciassem a Jesus, Rei, com sabedoria: «Dou graças a Deus por aqueles que hoje tomam posse e peço-vos anuncieis Jesus, Rei, com alegria e sabedoria. Vocês aceitaram ser pastores do Pastor ao serviço das crianças e dos jovens e só é pastor no Pastor aquele que O ouve todos os dias, mesmo nas fragilidades. Que cada um seja capaz de se envolver no Amor e amar cada vez mais».

01 de Dezembro de 2014