Agradecer a presença da Vida Consagrada

IMG_9538

O dia da Diocese de Setúbal, na solenidade da Imaculada Conceição, foi este ano celebrado na Sé com os consagrados cujos institutos religiosos têm presença na diocese. Uma forma de marcar o ano dedicado à vida consagrada, decretado pelo Papa Francisco, que iniciou a 30 de novembro e termina em fevereiro de 2016.

Sem ordenações diaconais ou sacerdotais, como tem vindo a ser comum em todos os dias 8 de Dezembro, este ano a Sé de Setúbal ficou composta para, como salientou o Bispo, D. Gilberto dos Reis, fazer memória agradecida da vida consagrada nas mais diversas formas, presente na diocese.

«Vós, amigos, encheis de de alegria esta Sé, apesar de hoje não poder contar com a ordenação de nenhum candidato ao sacerdócio ministerial», disse o Prelado, acrescentando: «a Igreja de Setúbal agradece a vossa presença nesta celebração e louva a Deus pela vida consagrada em geral, por todos vós, por nos terdes acompanhado nestes quase quarenta anos de diocese e já antes».

O Bispo de Setúbal sublinhou ainda o testemunho de atenção aos outros que cada um dos consagrados demonstra nas comunidades onde atua, mas destacou o facto de o maior testemunho ser o de deixar tudo para seguir a Cristo, vivendo o tempo presente com paixão por Jesus.

Por outro lado, D. Gilberto reforçou que o desejo que a diocese tem em querer ajudar as diferentes realidades de vida consagrada presente na diocese: «Estamos convosco no esforço que o Papa vos pediu, o de preparar o futuro, apesar das dificuldades que a vida consagrada enfrenta para uma vida vocacional».

«O consagrado é esperança»

Já no final da Eucaristia, a presidente do secretariado regional de Setúbal da Confederação dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP), Irmã Fátima Ferraz, destacou que o ano da vida consagrada é uma ocasião para agradecer o recente passado mas abraçar o futuro com esperança.

«Esta é uma esperança que nos impele a viver o presente com paixão de amor e comunhão, para evangelizar, e uma paixão para despertar o mundo nas periferias onde estão os mais pobres», afirmou a consagrada, acrescentando: «A nossa presença nesta diocese de Setúbal encontra-se em diferentes polos. Na vida contemplativa e ativa, nos seus mais variados serviços: evangelização, educação, saúde, social e pastoral. Neste mundo de hoje, sem esperança, triste, voltado para imediato, o consagrado é esperança».

A Irmã Fátima Ferraz deixou ainda um apelo aos jovens: «Se algum de vós se sentir interpelado a seguir um caminho de consagração, não tenhais medo. Vinde e vede. Deus dará força aos que querem dedicar-se ao reino na vida consagrada, religiosa, missionária e sacerdotal».

Ao terminar, o Padre Pedro Quintela, assistente do secretariado de Setúbal da CIRP anunciou a oferta, a cada uma das vinte e oito realidade de vida consagrada presente na diocese, de um ícone feito por utentes do Vale de Acór e por reclusos que frequentam a oficina de arte na prisão de Setúbal.

Anabela Sousa

15 de Dezembro de 2014