Natal para todos

DSC_1099

A Caritas diocesana realiza por esta altura do Natal várias atividades. O Notícias de Setúbal esteve presente em dois desses momentos que junta utentes e empregados neste período festivo.

A instituição procura proporcionar a todos os utentes e funcionários, pelas mais diferentes vias, momentos de reflexão, de aprendizagem, de oração, de partilha, para que este tempo de Advento e Natal não seja banalizado pelas frivolidades e pelo desperdício.

No dia 15 de Dezembro decorreu a Festa coletiva de Natal com a participação de todas as valências da instituição, no Auditório do Centro Paroquial da Anunciada, cedido para o efeito. O espaço encheu para acolher familiares, amigos e todas as valências que apresentaram aos presentes as suas atuações. «Não vamos ter aqui artistas, pois estamos aqui para conviver», referiu, Eugénio Fonseca, presidente da Caritas, acrescentando que não repreendem as crianças por terem feito algo de menos bom na sua apresentação.

«Acreditemos que 2015 seja melhor que 2014», disse. O responsável desjou «que o Natal não seja apenas nestes dias mas em todos os dias do ano». «Para aqueles que a vida é mais complicada que encontrem novamente o caminho do bem-estar; por isso é que aconteceu Natal: para que todos fossem irmãos e que houvesse paz e justiça no mundo». Agradeceu ainda a toda a direção e aos trabalhadores que tornaram aquele fim de tarde mais agradável

Almoço de gala

Outro dos pontos altos que a Caritas proporciona é a refeição para os sem abrigo, um almoço de gala preparado pelos alunos da Escola Superior de Hotelaria de Setúbal. Ao longo da hora do almoço os utentes que a Caritas acompanha foram chegando e tinham à espera os alunos que alegremente os receberam com cânticos de Natal. Futuros cozinheiros, empregados de mesa, de sala e dos vários serviços de restauração, depois de tudo preparado, ainda tiveram tempo para umas canções.

No Restaurante do Quartel, dentro da escola, e com vista para a Avenida Luísa Todi, os cerca de 50 utentes tiveram uma refeição diferente. Antes do início da refeição, Madalena Reverendo, representante da Caritas, referiu que os utentes iam ser servidos «como se estivessem numa cimeira do G7». «Agradecemos aos alunos e docentes desta escola por realizarem este almoço solidário», referiu. «Um momento de dignidade no local mais bonito da cidade de Setúbal», disse, desejando a todos «que seja um sinal do Natal da fraternidade». Quem partilhou a refeição com os mais carenciados foi Ana Clara Birrento, Diretora do Centro Regional de Segurança Social de Setúbal, que também deixou aos presentes palavras de incentivo.

Outras iniciativas

Estas iniciativas de Natal da Caritas diocesana começaram no passado dia 16 de Novembro com a ida a Fátima de um autocarro de amigos e colaboradores. Desde dia 06 de Dezembro que se pode passar pelo stand de divulgação da Operação «Dez milhões de Estrelas» na Praça do Bocage.

As próximas iniciativas são no dia 19 de Dezembro, pelas 18.30h com Eucaristia. Pelas 20 horas vai realizar-se o «Jantar de Família» alargada, no Centro Social N.Srª. da Paz, preparado e animado pelos colegas do Centro Social S. Francisco Xavier.

BML

22 de Dezembro de 2014