Benção a 50 leitores

DSC_1131

Os novos leitores que frequentaram no passado ano a formação da Comissão Diocesana de Liturgia e Música Sacra (CDMS) receberam no passado dia 4 de janeiro, na Sé de Setúbal, a bênção por parte do Bispo de Setúbal, D. Gilberto dos Reis. Uma nova missão para desempenharem nas suas comunidades.

Sendo Solenidade da Epifania, é nos últimos tempos também dia dos leitores da diocese. Não sendo uma cerimónia de instituição de leitores, pois esta apenas cabe a quem faz caminho ao sacerdócio, foi uma celebração simples e de grande significado para os presentes.

Depois de algumas formações ministradas pelo Pe Rui Rosmaninho, responsável pela comissão, 50 novos leitores foram chamados. Um número bastante considerável em relação a anos anteriores vindos de todas as partes da diocese. De acordo com o responsável o número de quem começa esta formação é diferente do que acaba, o que não aconteceu este ano com os participantes a serem em média os mesmo do início ao fim.

«Obrigado pela vossa disponibilidade pela vossa preparação», disse o prelado aos presentes. Ainda antes da homília deu a bênção aos novos leitores. «Pedi ao Senhor que vos ajude a ser Palavra», salientou.

O Pe Rui Rosmaninho deu graças a Deus pelos participantes da formação, lembrando que foi com «serviu com gosto e proveitos» estes novos leitores, que estão preparados para dar contributo nas suas comunidades. No final receberam um diploma de participação no adro da Sé.

Bruno Máximo Leite

12 de Janeiro de 2015