Cova da Piedade inaugura novo equipamento social

IMG_0114

No ano em que a Diocese de Setúbal celebra quarenta anos da sua criação, o Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro, na Cova da Piedade, vai inaugurar, no próximo dia 25 de janeiro, um novo equipamento social. Ainda antes da inauguração, fazemos, no nosso semanário diocesano, uma antevisão do que será esta obra de apoio à terceira idade.

Quarenta anos de Diocese de Setúbal, a que correspondem quarenta anos de uma vincada ação social iniciada por D. Manuel Martins, Bispo emérito da cidade sadina, e continuada por D. Gilberto Canavarro dos Reis, atual Bispo de Setúbal. É neste ano de comemorações que o Centro Paroquial da Cova da Piedade vai inaugurar o seu mais recente equipamento social: a Residência Sénior – Casa de São Paulo.

No dia da Festa da Conversão de São Paulo, há dois anos atrás, a Direção do Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro fechava a negociação para aquisição do espaço onde hoje se situa a Casa de São Paulo. Daí, até agora, os passos para a concretização do sonho foram dados com o apoio essencial da comunidade, amigos, beneméritos e parceiros.

Mesmo em tempo de crise económica, e numa altura em que os apoios estatais eram, e continuam a ser, cada vez mais escassos, a Instituição avançou com a construção da obra, que tem um custo total superior a dois milhões de euros. Em comunicado enviado ao Notícias de Setúbal, a Direção do Centro Paroquial destaca o papel da Câmara Municipal de Almada e de todos os fornecedores da Instituição que colaboraram nos muitos eventos de angariação de fundos.

Proximidade e combate ao isolamento

A Casa de São Paulo, com quarenta e seis camas, distribuídas por vinte e seis quartos duplos e individuais, inserida na cidade, é uma aposta clara na proximidade e no combate ao isolamento da população mais envelhecida. A Direção do Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro quer que os idosos não tenham abandonar o seu bairro e a sua cidade quando chegar a hora de procurar uma Instituição que os acolha.

«Acreditamos que a inauguração da Casa de São Paulo, imitando o espírito combativo do apóstolo, é para todos um sinal de esperança da Igreja, que vem assim contribuir para uma mudança de mentalidade no cuidado com os mais idosos», assinala ainda o comunicado enviado, realçando a necessidade de respostas sociais para a terceira idade na cidade de Almada.

Inserir o idoso na vida da cidade

A inserção do idoso na vida da cidade foi uma das preocupações do arquiteto da obra. Eduardo Porfírio, que já tinha projetado a Residência Nossa Senhora da Esperança, um Centro de Serviços Múltiplos do Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro, apostou na luminosidade natural do espaço.

Diz o arquiteto: «Esta é uma aposta que é feita de acordo com às características das pessoas que vêm para aqui viver. São pessoas que precisam de estar em contacto com exterior e que precisam de ver a rua, estejam onde estiverem, quer no quarto, quer na sala de convívio. O objetivo foi esse. Que os idosos pudessem ver o exterior para não se sentirem isolados do mundo, mas integrados na vida exterior».

Esta é uma forma de ultrapassar, considera ainda Eduardo Porfírio, o preconceito da institucionalização: «O idoso precisa de estar inserido na sua comunidade e não se sentir isolado. Por exemplo, cada piso tem uma cor, para que o idoso se relacione com o edifício e consiga perceber onde está. A última coisa que o idoso perde é a sensação da cor. Sabendo que está no piso onde habita, aquela cor dá-lhe segurança. É por isso que temos vários pisos, com várias cores».

Numa recente visita à Casa de São Paulo, o Presidente da Câmara Municipal de Almada, Joaquim Judas, congratulou o Centro Paroquial da Cova da Piedade por apresentar uma obra de qualidade, no concelho, para o serviço aos mais idosos. Por outro lado, este novo equipamento social revela-se ainda um incentivo à economia local proporcionando mais de vinte novos postos de trabalho.

São Paulo, patrono da obra

Desde a Capela, no piso térreo, ao terceiro andar onde a vista panorâmica sobre o Bairro da Piedade e a cidade de Almada, maravilha todos quantos visitam a Casa de São Paulo, muitos são os detalhes e pormenores existentes em todos os pisos. Assim, outra das apostas da Direção, realçando o apoio da comunidade paroquial, é permitir a visita de grupos ao espaço, desde que previamente agendados, antes da abertura do equipamento previsto para o início de fevereiro.

O nome desta Residência Sénior, Casa de São Paulo, explica o mesmo comunicado enviado ao Notícias de Setúbal, deve-se ao facto de a Direção do Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro ter fechado o negócio para aquisição do espaço, em 2013, no dia em que se celebrava a festa da conversão do apóstolo, 25 de janeiro.

Também a relação de Almada com o atual Seminário diocesano, fundado desde o século XVI como Convento Dominicano de São Paulo de Almada, acabou por se tornar um estímulo na escolha deste nome.

Anabela Sousa

19 de Janeiro de 2015