Dia do patrono

DSC_0055

O Seminário de São Paulo, em Almada, celebrou no passado dia 25 de janeiro o dia do seu patrono. Este ano os presentes puderam assistir a uma conferência intitulada «A Alegria do Evangelho – o testemunho de S. Paulo», pelo Pe João Lourenço, Diretor da faculdade de Teologia da UCP.

Foi um dia de celebração no Seminário de São Paulo, que começou com um prelúdio musical interpretado pela flautista, Rita Matias, e que terminou com jantar entre todos os convidados.

O Pe Fernando Paiva, vice-reitor do seminário, agradeceu a todos a todos os colaboradores e amigos da casa, e em especial aos familiares dos seminaristas, pela presença naquele dia.

Na conferência, o Pe João Lourenço referiu-se à conversão de Paulo a partir de pistas da exortação apostólica «A Alegria do Evangelho». «Paulo era um homem da Alegria», referiu, sublinhando que na alegria podíamos fazer o mesmo caminho que ele fez para Damasco, na conversão da nossa existência.

O professor referiu que, como o Santo Padre propõe no documento, três palavras marcam esta conversão de Paulo: encontro, diálogo e anúncio. Nestas palavras do Papa Francisco o sacerdote identifica a conversão de Paulo através do encontro e diálogo com Cristo e depois o anúncio «como resultado do processo». «Cristo é para Paulo a verdadeira alegria», referiu, acrescentando que não podemos separar a Alegria do anúncio, propondo este caminho. «Quem encontra Cristo e não O anuncia com Alegria não O vive», disse.

O sacerdote franciscano realçou ainda o convite que Paulo faz à Alegria através da paixão pela Igreja, servindo-a bem e melhor e partilhando a fé com os outros, abrindo-a ainda sem formalismos. «É preciso dar atenção às pessoas como Paulo, não para dar códigos, mas para o que é necessário à sua salvação», concluiu.

Depois da conferência os presentes passaram para a capela do Seminário onde D. Gilberto dos Reis, bispo de Setúbal, presidiu à oração das Vésperas, em cerimónia que contou ainda com a presença do Bispo emérito de Setúbal, D. Manuel Martins.

D. Gilberto dos Reis lembrou na exortação que «somos convidados a viver nesta alegria com Jesus». «A Igreja de Setúbal nestes 40 anos deixe-se encontrar com o Senhor», pediu.

BML

02 de Fevereiro de 2015