Ser luz para os outros

DSC_0517

O dia do Consagrado foi celebrado no passado dia 2 de Fevereiro em Setúbal, na capela da Ordem Terceira Franciscana, na Eucaristia presidida pelo Bispo de Setúbal, D. Gilberto dos Reis, que contou com uma elevada presença de religiosos.

A capela foi pequena para acolher todos o que participaram nesta celebração. Neste ano em que se celebra o Ano da Vida Consagrada decretado pelo Papa Francisco, o Pe Pedro Quintella, Delegado diocesano para a Vida Consagrada, referiu o «grande testemunho» que todos dão na caridade de Deus. «A vida consagrada é o florescimento da caridade de Deus que atravessa toda a actividade do homem», disse, acrescentando que o dia da vida consagrada lembra algo grande: «é o tempo da luz acesa que foi ateada no dia da consagração nos diferentes carismas».

A cerimónia começou com a bênção da luz por parte do prelado. A luz espalhou-se por toda a capela em pequenas velas que os religiosos mantiveram acesas lembrando a sua vocação e a sua consagração religiosa.

Aos religiosos o Bispo pediu que ajudem a Igreja de Setúbal a ser «luz, a alegria e esperança». «Que sintam as dores dos outros, para estarem no meio do mundo, e venham a “sujar” as mãos», referiu.

Aos consagrados o prelado apelou a que sejam atentos, com atenção para cumprir as tarefas pedidas e para «que não tombem». Lembrou que o voto de pobreza é «para viver na realidade do pobre», o voto de virgindade «é para dar ouvidos e vozes às famílias, e estar em comunhão com as pessoas» e o voto de obediência «para serem capazes de escutar o projeto de Deus e entrar nele». «Hoje Jesus veio ao templo. Veio aqui deixar uma luz que vamos espalhar por todos», disse.

A Irmã Fátima Ferraz, delegada regional da Conferência dos Religiosos, no final agradeceu a presença de todos naquele dia especial.

Bruno Máximo Leite

09 de Fevereiro de 2015