comprehensive-camels

Animadores de Jovens em formação

varias 2014-2015 071

O Secretariado Diocesano da Pastoral da Juventude de Setúbal realizou, no passado dia 08 de Fevereiro, no Seminário de Almada, a primeira sessão de uma formação destinada aos animadores de jovens. Com a participação de mais de trinta pessoas, a formação, subordinada ao tema das «Bem-aventuranças», foi dinamizada pelo Padre Tony Neves, missionário Espiritano.

A atual equipa do Secretariado Diocesano da Pastoral da Juventude de Setúbal está a organizar, neste ano pastoral, uma formação de animadores de jovens que teve no passado Domingo a sua primeira sessão. Uma reflexão sobre as «Bem-aventuranças», enquadrada nos módulos de aprofundamento bíblico e animação, que foi orientada pelo Padre Tony Neves, provincial dos Espiritanos.

Esta é uma iniciativa que, de acordo com o diretor do secretariado, Padre João Nabais Dias, surge para responder a necessidades concretas apresentadas pelos jovens no trabalho com os seus grupos: «Os animadores vão acusando carências de meios para apresentar respostas concretas aos jovens que lhes estão confiados e, por isso, resolvemos proporcionar esta oportunidade de reflexão e formação», indica.

«Diversos grupos e movimentos da nossa diocese têm vindo a fazer o pedido de formação, quer por meio de conversas particulares, quer daquilo que nos dizem durante as atividades proporcionadas pelo secretariado, quer também nas visitas paroquiais que temos vindo a efetuar para auscultar a realidade local da pastoral juvenil», explica ainda o diretor do secretariado.

A escolha do tema para a Formação de Animadores deste ano pastoral recaiu sobre as «Bem-aventuranças», enraizando-se assim no triénio proposto pelo Papa Francisco para os jovens. Refere o Padre João Dias que as «Bem-aventuranças» são «uma proposta concreta de felicidade para a vida dos jovens, propondo-lhes a alegria evangélica nos seus caminhos com Cristo e para Cristo».

Sendo a primeira ação de formação organizada pela atual equipa do secretariado diocesano da Pastoral da Juventude de Setúbal, o diretor afirma que ainda estão a «acertar agulhas»» mas que têm a «preocupação de formar os animadores, ajudá-los a refletir determinados temas, para que depois estes o possam fazer com os jovens».

 

Viver as «Bem-aventuranças» no dia-a-dia

 

Ao longo do dia, que terminou com Eucaristia, o formador convidado partilhou com os participantes a sua vivência missionária: «O Padre Tony – afirmou o Padre João Dias – partilhou connosco a sua esperança, generosidade e boa disposição, transmitindo-nos a forma como olha para os desafios que o mundo, os jovens, e os jovens no mundo vão suscitando».

O convite a este sacerdote surgiu devido à ligação existente com os «Jovens sem Fronteiras», uma vez que ele foi coordenador nacional deste movimento. Por outro lado, o convite resultou, também, «da relação de proximidade criada nos encontros dinamizados, em Fátima, pelo Departamento Nacional da Pastoral Juvenil», indica o diretor do secretariado diocesano.

O Padre Tony Neves foi o primeiro padre a ser ordenado, há vinte e cinco anos, pelo Bispo de Setúbal, D. Gilberto Canavarro dos Reis. Apesar de ter uma agenda muitíssimo preenchida, o Padre João Dias diz que foi de uma forma «disponível e generosa» que o missionário espiritano aceitou estar com os jovens de Setúbal para os ajudar a refletir sobre como viver as «Bem-aventuranças» no seu dia-a-dia.

A segunda sessão da Formação de Animadores de Jovens está marcada para dia 26 de Abril e, continuando a abordar a temática das «Bem-aventuranças», incidirá nos módulos de espiritualidade e pedagogia. No ano dedicado à vida consagrada, a Pastoral da Juventude de Setúbal pretende que esta próxima ação de formação seja assegurada por religiosas consagradas presentes na diocese.

 

Anabela Sousa

Partilhe nas redes sociais!
17 de Fevereiro de 2015