Conselhos Paroquiais dos Assuntos Económicos

varias 2014-2015 114

Os Conselhos Paroquiais dos Assuntos Económicos estiveram reunidos no Seminário de Almada, no passado domingo, dia 08 de fevereiro para refletir sobre a organização económica e financeira das Paróquias. O ecónomo diocesano, Padre José Manuel Abreu, e o Bispo de Setúbal, D. Gilberto dos Reis, conduziram o encontro.

Depois da oração inicial, o ecónomo diocesano, Padre José Manuel Abreu, falou aos presentes sobre a organização económica e financeira da Paróquia, esclarecendo o que são, ou não, o que são despesas das Paróquias, bem como se devem processar os movimentos financeiros das mesmas.

O ecónomo da Diocese formulou ainda o desejo de querer chegar mais perto das realidades das Paróquias. «Tenho essa vontade para perceber melhor e ter um contacto mais direto com as dificuldades locais», disse. Após a intervenção do Padre José Manuel Abreu, seguiu-se um tempo de levantamento de dúvidas por parte dos conselhos económicos ali presentes, tendo o encontro terminado com as palavras de D. Gilberto dos Reis.

«Não nos esqueçamos que somos Igreja, corpo de Cristo. Vós sois membros e tendes como finalidade, evangelizar. Os ‘dinheiros’ também estão incluídos nisto. E, por isso, tal como um pai educa o seu filho, é preciso que vós também sensibilizeis as pessoas para a partilha de bens», afirmou o Bispo.

No entanto, acrescentou ainda D. Gilberto, «cada Paróquia tem que ter uma estratégia e saber fazer e um esforço permanente de sensibilizar as pessoas para isto nas Paróquias. É um trabalho que tendes que fazer com o pároco, para evangelizar neste sentido. E tem que ser um trabalho permanente que se vai fazendo porque, quando as pessoas sentem a realidade como suas, são generosas».

Por último, o Prelado pediu aos Conselhos Económicos que, na sua Paróquia, tivessem atenção aos pobres: «A Paróquia, no seu todo, tem que estar muito atenta aos pobres. Todos procuram Jesus e é Ele que nós temos para dar ao mundo. A vossa missão primeira não são as contas, mas antes, mostrar Jesus».

Anabela Sousa

17 de Fevereiro de 2015