Mais núcleos paroquiais

Mesa conclusões 1

A Assembleia Diocesana dos Agentes da Pastoral da Saúde realizou-se no passado dia 8 de Fevereiro no Auditório da Cúria Diocesana, em Setúbal, numa organização da Comissão Diocesana da Pastoral da Saúde (CDPS) que contou com a presença de cerca de 45 elementos.

O Pe João Rosa, diretor da CDPS, referiu que este encontro tem como base o procurar reunir todos os responsáveis paroquiais pela Pastoral da Saúde. «Fazer o ponto de situação, saber o que é preciso nas várias iniciativas locais, fazer uma avaliação e fazer encontro», disse o responsável.

O médico António Carvalho foi o convidado para apresentar na assembleia uma reflexão sobre o tema do próximo Dia Mundial do Doente, que se realizou no passado dia 11 de Fevereiro, – “Sabedoria do coração: sair de si ao encontro do irmão”. O orador falou da Mensagem do Papa Francisco para este dia referindo as necessidades que os doentes precisam de estar acompanhados. A solidão é um dos problemas a que as paróquias têm de estar atentas. Depois da exposição os participantes reuniram-se em pequenos grupos a fim de partilhar as experiências no seu trabalho pastoral e deixarem sugestões. Seguiu-se a apresentação dos trabalhos de grupo.

O Pe João Rosa, que no final trocou ideias com os presentes, salientou que o objectivo da CDPS é chegar ao maior número de paróquias. «Tem havido um aumento na procura desta Comissão e pedidos de curso de formação para o aparecimento de núcleos paroquiais», referiu. Nesta assembleia, por exemplo, estiverem presentes elementos das paróquias do Montijo e Lavradio. «Não se encontram ainda formados como núcleos paroquiais da saúde estão em contacto com a Comissão para começarem a dinamizar a pastoral das comunidades locais», disse.

A representar o Bispo de Setúbal esteve o Pe José Lobato, Vigário-geral.

Bruno Máximo Leite

17 de Fevereiro de 2015