Novos convivas

cf 1271

Na passada segunda-feira, dia 16 de Fevereiro, realizou-se na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, no Barreiro o encerramento do Convívio Fraterno 1271. Depois de três dias na serra da Arrábida, no lar de férias da Casa do Gaiato, vinte e três novos convivas testemunharam a felicidade do seu encontro com Cristo.

A Igreja da padroeira daquela cidade encheu-se com alguns dos antigos convivas, amigos, familiares e sacerdotes, para acolher os vinte e três jovens, os mais recentes convivas da diocese de Setúbal.

Todos quiseram estar presentes para mostrar «aos novos» a vida da Igreja de Setúbal e, ao mesmo tempo, escutar os seus testemunhos. Deram-se ainda a conhecer como alguns daqueles que os amparam com oração durante os três dias.

Entre os novos convivas que na Arrábida sentiram a graça de Deus e a alegria em Jesus, esteve uma equipa coordenadora ao seu serviço que teve como primeiro coordenador Rui Duarte da paróquia de Santa Maria do Barreiro. A assistência espiritual esteve a cargo do Pe Francisco Mendes, pároco do Feijó-Laranjeiro. D. Gilberto dos Reis, o Bispo da diocese, não esteve presente no encerramento mas já tinha estado junto dos jovens durante o encontro.

Uma noite de alegria

Os testemunhos e a partilha de algumas encenações lúdicas mostraram um pouco do espirito vivido e da mudança que representou o convívio para os novos. Risos, amizade, brincadeiras, união numa noite de Carnaval diferente para alguns.

No final do encerramento teve lugar a Eucaristia, onde os novos convivas receberam, solenemente, o seu compromisso e da mão do assistente espiritual. A cruz do movimento não foi ainda entregue, pois vai ser distribuída no próximo dia 8 de março no pós-convívio a realizar na paróquia do Feijó. Ainda na Missa o sacerdote responsável lembrou aos novos as dificuldades do quarto dia mas lembrando que Deus está sempre lá para ajudar e nunca abandona.

No final da Eucaristia, o normal: abraços e felicitações aos novos convivas multiplicaram-se.

BML

23 de Fevereiro de 2015