comprehensive-camels

Novo modelo

images (1)

A Associação VIVAHÁVIDA organizou no passado dia 27 de Fevereiro, no Santuário do Cristo Rei, uma conferência dedicada ao Creighton Model, com a conferencista Vanessa Machado, enfermeira, membro da ACAR-Associação Cultural Amor e Responsabilidade, a explicar aos presentes este novo método de planeamento natural.

Uma sala cheia de casais e namorados ouviu a convidada explicar este método de planeamento familiar natural. A enfermeira começou por recordar como funcionam os órgãos reprodutores masculinos e femininos, explicando como funciona o ciclo menstrual.

De seguida mostrou como funciona o modelo. Um método que permite às mulheres conhecer o seu ciclo de fertilidade. «Um método que faz com que o marido passe também ele a conhecer melhor a sua parceira, pois ele também a deve ajudar nesta consulta», referiu. Uma forma que, ao contrário de outros métodos de planeamento natural, não precisa de medições de temperaturas corporais. Neste método é feito o acompanhamento através de uma tabela onde se vão registando os dados pedidos. «Cada mulher tem o seu ciclo», lembrou, acrescentando que complementado por outras técnicas não-agressivas, o método tem também ajudado casais que apresentavam dificuldade em engravidar.

Em suma é uma resposta ao apelo lançado pelos Papas Paulo VI na Encíclica Humanae Vitae e João Paulo II nas catequeses da Teologia do Corpo, pois é um método que faz uso da auto-observação e acompanhamento científico dos envolvidos. Mais informações poderão ser obtidas no site da associação: vivahavida.pt.

Partilhe nas redes sociais!
09 de Março de 2015