Diocese envolvida

DSC_0478

A Sé de Setúbal viveu no passado dia 2 de Abril a Missa Crismal. No dia em que foi instituída a Eucaristia e se celebra o sacerdócio ministerial os padres da diocese uniram-se ao Bispo de Setúbal, D. Gilberto dos Reis, para renovar as suas promessas sacerdotais.

A diocese de Setúbal ao longo destes anos tem levado a sério o convite do Bispo de Setúbal. Mais uma vez as religiosas, responsáveis de movimentos e obras diocesanas e demais leigos acederam ao convite do prelado e participaram na Missa Crismal. E compareceram em grande número, numa celebração onde se destaca sempre a presença da maioria do clero diocesano.

Para além da renovação das promessas sacerdotais, são benzidos pelo bispo os óleos santos que vão ser utilizados durante o ano nas paróquias para os vários sacramentos.

O prelado começou por lembrar «os primeiros quarenta anos de Diocese» perguntando: «Igreja de Setúbal, quem és, qual a tua missão, como hás de viver?». Respondendo com «as palavras: “O Espírito do Senhor está sobre mim porque Ele me ungiu para anunciar a Boa Nova aos pobres” com que Jesus em Nazaré se afirmou o Messias, ajudam-nos a contemplar o mistério da Igreja – e do cristão – de povo ungido e enviado a levar a alegria da salvação aos pobres».

O bispo, ao referir-se ao ministério sacerdotal, lembrou que «a eficácia das ações sacramentais depende da graça e não do mérito do sacerdote, mas o modo de viver deste repele ou atrai», sugerindo a toda a Igreja diocesana para pedir «ao Pai pastores que, como o Papa Francisco, atraiam as pessoas para Deus». «Pastores apoiados na ação do Espírito de Jesus Pastores ricos de misericórdia, pastores puros de coração que admiram as pessoas e as ajudam a formar um coração reto e delicado que agrade ao Senhor», disse.

Depois da homília, o prelado benzeu os santos óleos. Os sacerdotes e seminaristas puderam, depois da celebração, almoçar com o seu Bispo.

BML

13 de Abril de 2015