Lembrar os atuais mártires

P1010997

No passado dia 3 de Abril, Sexta-feira Santa, as ruas de Setúbal, entre a Igreja de São Julião e a Sé, encheram-se de fiéis que saíram à rua para acompanhar a imagem do Senhor Crucificado na Procissão Penitencial, à qual presidiu o bispo de Setúbal, D. Gilberto dos Reis.

No dia em que a Igreja lembra a paixão e morte de Jesus Cristo, a procissão penitencial realiza-se em Setúbal numa ocasião em que cristãos, mas em especial da cidade sadina, se deslocam para acompanhar o prelado. Um momento de contemplação do Amor de Deus na Cruz.

Em pleno Tríduo Pascal, a procissão sai à noite da Igreja de São Julião chegando cerca de uma hora depois à Sé, com muitos fiéis em oração a acompanhar o cortejo, e entre eles, D. Gilberto dos Reis, alguns sacerdotes e seminaristas da diocese. Ao longo do percurso eram audível reflexões sobre a via sacra, que ajudaram os participantes na meditação e oração.

Na chegada à Catedral, o Prelado dirigiu algumas palavras aos participantes da Procissão felicitando-os pela coragem de afirmarem publicamente a sua fé num tempo e num contexto que não é propriamente fácil. Lembrou o testemunho de Amor e Caridade, em especial aos presos, sublinhando o que o Santo Padre tem referido sobre os mais desfavorecidos. «Neste dia quero rezar por todos aqueles que passam pelas guerras», disse, lembrando o povo do Quénia, Síria, e todo o médio oriente.

BML

13 de Abril de 2015