Via-Sacra Jovem pelas periferias

viasacrajovem

O Secretariado Diocesano da Pastoral da Juventude de Setúbal (SDPJ) promoveu, no passado dia 27 de Março, a Via-Sacra Jovem. As ruas do Bairro da Bela Vista, em Setúbal, foram o cenário para o caminho até ao «Calvário».

A atividade começou na Igreja de São José, no Bairro da Camarinha, onde os jovens vindos de várias partes da diocese se juntaram. Como acontece nesta iniciativa do SDPJ, a Via-Sacra é encenada pelos próprios jovens, em estações marcadas nas ruas da localidade.

O diretor do SDPJ, Padre João Nabais Dias, ao dar as boas vindas aos presentes, lembrou o tempo de Quaresma, que se vive «como tempo de oração». O responsável referiu que o desafio do Secretariado é seguir o apelo do Papa Francisco para sair do comodismo e lembrar aqueles que mais precisam.

«O objetivo do Secretariado é seguir o apelo do Papa Francisco para sairmos do comodismo e lembrarmos aqueles que mais precisam. Estar neste local é chamar a atenção, a cada um dos jovens, daqueles que não têm as condições necessárias de ter uma vida digna», disse.

«O Papa pede para irmos às periferias e, nesta atividade, promoveu-se a provocação daqueles que participaram a ganhar consciência da existência destas periferias. Que nas vossas comunidades vão até às periferias e façam esse encontro», pediu aquele responsável.

Os seminaristas da diocese iniciaram a Via-Sacra, que teve a sua primeira estação dentro da Igreja de São José. Percorrendo as ruas da localidade, encenando as estações, meditando e orando, os jovens chamaram a atenção por onde passavam. A Igreja de Nossa Senhora da Conceição, junto do Bairro da Bela Vista, foi um dos locais de paragem.

Muitas foram as pessoas que nas janelas e nas ruas observaram e rezaram com os jovens e muitas outras foram aquelas que acompanharam os jovens até ao «Calvário».

No Parque da Bela Vista, na Capela de Santo António, estava situada a última estação onde todos puderam refletir a sua caminhada. Subordinada ao tema «P(r)ega na Cruz», os participantes foram convidados a pregar, numa Cruz, as suas tribulações.

O SDPJ promoveu assim mais uma iniciativa, estando já a preparar o Dia Diocesano Da Juventude, 11 de Abril, na Casa de Santa Ana, em Setúbal.

BML

13 de Abril de 2015