Cabo Espichel prepara para Cracóvia

cartaz3

O Secretariado Diocesano da Pastoral da Juventude de Setúbal vai realizar, nos dias 16 e 17 de maio de 2015, a peregrinação ao Santuário do Cabo Espichel. Já em ritmo de preparação para as Jornadas Mundiais da Juventude de Cracóvia, em 2016, o Padre João Nabais Dias, diretor do secretariado, explica-nos o que está a ser preparado para a juventude diocesana nesta atividade.

A Peregrinação de jovens ao Santuário do Cabo Espichel é uma atividade da Pastoral da Juventude de Setúbal que já se realiza há vários anos e que pretende proporcionar aos jovens um momento de crescimento espiritual pelos caminhos da Serra da Arrábida.

«Esta é uma atividade que, tal como as outras, pretende ajudar os jovens a rezar e levá-los a Nosso Senhor – afirma o diretor – Uma das preocupações desta equipa de secretariado, e que tem pautado a sua ação, é o desenvolvimento de atividades que promovam a vocação».

Assim, contemplando a natureza, obra do Senhor, a atividade do próximo mês de Maio da Pastoral da Juventude, vai proporcionar aos jovens momentos de encontro com Jesus, recorrendo a momentos de oração, reflexão e testemunhos de diversas realidades de vida consagrada presentes na diocese, bem como de famílias e casais de namorados.

Este ano, permanecendo com o tema «Caminhos de Santidade», à semelhança do ano anterior, a peregrinação terá como horizonte as Bem-aventuranças, já em ritmo de preparação para as Jornadas Mundiais da Juventude (Cracóvia 2016).

Sublinha o Padre João Dias: «Este ano teremos como tema de fundo as Bem-aventuranças propostas pelo Papa Francisco como itinerário de reflexão para os jovens até às Jornadas Mundiais da Juventude. Procuraremos mostrar aos jovens como podem viver a sua vocação de uma forma bem-aventurada, feliz, e encontrar a sua felicidade na vocação à qual Nosso Senhor os chama. Sendo este um tema de preparação para as Jornadas Mundiais da Juventude de Cracóvia, o secretariado quer apontar já para este caminho espiritual».

A preparação para Cracóvia e a necessidade de repensar a Pastoral Juvenil

Neste caminho de preparação para Cracóvia, e de uma forma concreta, o secretariado já formou um primeiro grupo de trabalho, onde estão incluídos alguns sacerdotes de outros secretariados diocesanos, e que quer, até ao início do próximo ano pastoral, apresentar uma proposta à juventude da diocese. «Já estamos a reunir para encontrar a melhor forma de organizar e incentivar os jovens da diocese neste encontro com o Papa. Queremos incluir a todos, ou seja, os diferentes grupos, movimentos e congregações», sublinha o diretor.

Depois de ter sido cancelado o Dia Diocesano da Juventude, por falta de inscrições suficientes, o diretor do Secretariado afirma que tem sentido a necessidade de uma estrutura diocesana, vicarial e local mais organizada para os jovens.

«Penso que há necessidade de repensar a pastoral juvenil de uma forma global e em comunhão. Esta equipa de secretariado tem, desde o início, o objetivo ajudar à criação destas estruturas. No entanto, no trabalho de aproximação que temos tentado fazer, percebemos que existe uma falta de empenho generalizada, que não tem permitido à equipa avançar mais», indica.

Ainda assim, e apesar do cancelamento das atividades, o diretor destaca que toda a equipa tem permanecido firme ao proporcionar momentos de encontro e comunhão diocesana para a juventude. «Esta equipa de secretariado não se tem rendido ao cancelamento das atividades e dos obstáculos que tem encontrado. Tem tido, apesar de tudo, um espírito de serviço a Nosso Senhor.

A inscrição para a Peregrinação ao Cabo Espichel poderá ser feita através do website da Pastoral da Juventude de Setúbal, em http://juventude.diocese-setubal.pt/caboespichel.2015.

Anabela Sousa

05 de Maio de 2015