D. Manuel Martins encerra conferências

DSC_0009

No passado Domingo, dia 28 de Junho, decorreu no Seminário de S. Paulo de Almada o último encontro da Obra do Bom Pastor deste ano pastoral. D. Manuel Martins, bispo emérito de Setúbal, foi o último orador das propostas de formação espiritual oferecidas pelo Seminário de São Paulo, em Almada.

Este ano foi feita uma divulgação mais alargada destas conferências, que se inserem na oferta de formação espiritual promovida pelo Seminário de S. Paulo de Almada, aberta à Diocese. O primeiro prelado da diocese refletiu sobre o tema: Igreja, Seminário e Sociedade.

Uma sala cheia, e em dia de muito calor, ouviu atentamente a cada palavra do bispo emérito. Fazendo um resumo da sociedade atual, o orador destacou algumas diferenças do passado para a atualidade, sendo o crescimento tecnológico e de proximidade o mais notório dos fatores.

Lembrando a importância da «vizinhança», da grande quantidade de associações de várias ordens, destacou a sua importância para uma sociedade que está cada vez mais individualizada. «É preciso vencer o individualismo», referiu, acrescentando que a sociabilidade do Homem não se pode perder pois faz parte do projeto de Deus.

O bispo lembrou ainda que a primeira expressão de sociabilidade é a Família, a sociedade natural, como afirmou ser considerada. Sobre o seminário D. Manuel Martins lembrou ser o «local onde são lançadas as sementes, os jovens que se desenvolvem como sacerdotes». O palestrante referiu ainda que nesta sociedade são precisos padres orantes e cultos, que saibam falar ao mundo de todos os problemas do mundo.

O Pe Fernando Paiva, vice-reitor do Seminário, no final destas conferências, fez um balanço dos vários encontros. «Faço um balanço positivo. A Obra do Bom Pastor já existe há muito tempo, mas este ano tivemos a intenção de abrir os encontros ainda mais à diocese», referiu, acrescentando que os números de participantes foram aumentando durante os vários encontros. «Os oradores convidados também foram de grande nível, o que permitiu o sucesso destas formações», disse, adiantando que para o próximo ano esta iniciativa vai continuar nos moldes agora experimentados.

Bruno Máximo Leite

13 de Julho de 2015