comprehensive-camels

Inaugura Clínica Dentária Social

Foto 2 da inauguração da clinica

No passado dia 24 de Julho foi inaugurada a Clínica Social Dentária da paróquia de Nossa Senhora da Conceição em Setúbal.

O momento foi assinalado com uma sessão solene presidida pelo nosso Bispo D. Gilberto que salientou a importância da Clínica e que esta é expressão duma comunidade cristã que está atenta às pessoas dos bairros e que é solidária com elas.

O acontecimento pelo significado que contém reuniu cerca de duzentas pessoas que manifestaram um grande contentamento pois a Clínica será uma resposta muito importante para pessoas pobres e carenciadas que não encontram outras possibilidades de cuidarem da sua saúde oral e que lhes trará mais dignidade e alegria.

Também a autarquia de Setúbal se fez representar assim como a Caritas diocesana, que manifestaram seu regozijo, bem como duas dezenas de associações de bairro e diversas instituições, movimentos sociais, sindicais e políticos.

O pároco fez uma apresentação do projecto, salientando que foi na escuta dos anseios da população que a comunidade cristã sentiu que não podia passar à margem, mas fazer como o bom samaritano “sentir misericórdia e compaixão” e agir.

Sem querer substituir as obrigações do serviço Nacional de Saúde, nem querer ser assistencialista ou “almofada do poder”, mas uma intervenção social de emergência que se desejaria provisória, afirmou, também, que ela estará ao serviço de todos sem qualquer discriminação ou exclusão, defendendo uma estratégia de cooperação e parceria com outras instituições dos bairros.

Prioritáriamente dirigida às pessoas carenciadas do território da paróquia poderá, mediante acordos e protocolos eclesiais ou civis, abrir as suas portas a outros.

A Clínica funcionará com o serviço gratuito de médicos dentistas e de outros voluntários e iniciará a sua actividade em Setembro de modo que até lá seja dada a formação necessária às pessoas que assumirão as diferentes funções.

Contando já com seis clínicos foi feito, ainda, um apelo a outros médicos de modo que ela possa funcionar todos os dias.

Tal como para o “Restaurante Social”, que já completou quatro anos de actividade, acredita-se na partilha solidária e generosa de pessoas, grupos e empresas para a sustentabilidade financeira da Clínica.

Pe Constantino Alves 

 

Partilhe nas redes sociais!
29 de Julho de 2015