Boas vindas ao novo bispo

FB_IMG_1440416259019

Nota Pastoral de D Gilberto dos Reis.

O Papa Francisco acaba de dar à nossa Diocese um novo bispo: é o senhor D. José Ornelas Carvalho, oriundo da Madeira, membro da Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos) de que foi, até Junho, Superior Geral, em Roma.

Seja bem-vindo, senhor D. José Ornelas.

Todos nós – eu próprio, o clero, os/as religiosos/as e os fiéis leigos – damos graças a Deus que no-lo dá como pastor, na Sua fidelidade eterna. E agradecemos ao Papa Francisco o nosso terceiro bispo e o facto de no-lo ter dado no arco do tempo em que estamos a celebrar 40 anos de Diocese.

Cheios de júbilo, dizemos ao Sr. D. José Ornelas que o temos no coração, que estamos ansiosos por o ver entre nós, cara a cara, que agradecemos a bela e encorajante saudação que acaba de dirigir à jovem Diocese de Setúbal e que pode contar com a disponibilidade desta Igreja que está feliz pelo seu novo Pastor. Embora conheçamos as suas inúmeras qualidades, desde já lhe asseguramos a nossa oração pois que sem a graça de Deus nada de bom o homem pode realizar.

Por fim, agradeço ao Santo Padre a aceitação do meu pedido de renúncia bem como o ter-me confiado a administração apostólica da Diocese até à ordenação e tomada de posse do novo bispo. Nesta função confirmo o sr. Vigário Geral, o P. José João Aires Lobato, no serviço de Vigário Geral, bem como a todos os que exercem qualquer ofício para que estejam nomeados.

Desde já convido toda a Diocese para a ordenação e tomada de posse do novo bispo na tarde do dia 25 de Outubro e peço que no próximo domingo nas diversas celebrações da Eucaristia se dê graças a Deus e se reze pelo Bispo Eleito.

Setúbal, 24 de Agosto de 2015

+ Gilberto, Administrador Apostólico da Diocese de Setúba