Novo pároco ao serviço

Tomada de Posse Pe Tiago (seixal'15) 102

No passado dia 30 de Agosto, e depois de um ano como vigário paroquial de Santa Maria do Barreiro, o Padre Tiago Pinto tomou posse como pároco da Nossa Senhora da Conceição do Seixal. A presidir à cerimónia esteve o Administrador Apostólico, D. Gilberto dos Reis.

A Igreja do Seixal foi pequena para acolher os fiéis que quiseram assistir a este momento. Com portas abertas muitas foram as pessoas que assistiram ao ar livre à Eucaristia. Durante seis anos a paróquia do Seixal foi da responsabilidade do Pe Marco Luís, que segue no fim do mês para a paróquia de Almada. Muitos foram os amigos do Pe Tiago Pinto que o quiseram abraçar esta sua nova missão.

D. Gilberto dos Reis, na sua homília, lembrou aos presentes que o sacerdote que parte vai em «comunhão com a Igreja e com o Bispo». «Ajudai o vosso novo pároco a fazer comunhão com a Igreja e com o bispo», referiu. Alertou ainda aos presentes para não «prenderem» o padre e ajudarem a ir ao encontro das «ovelhas perdidas». «Ajudem-no a ser missionário», disse, para sair ao «encontro dos outros, sendo padre de todos». O atual administrador apostólico lembrou ainda que «só sai para fora aquele que está apaixonado por Cristo».

Depois das palavras do prelado seguiu-se o momento em que o Pe Tiago Pinto renovou perante os presentes as suas promessas sacerdotais. Posto isto fez ainda a profissão de fé e depois recebeu posse por parte do bispo.

No final da Missa o novo pároco dirigiu uma saudação aos presentes. «Não sou eu que toma posse, é a paróquia que toma posse do padre», referiu, acrescentando que vem para servir colocando-se à disposição. «Peço que vejam em mim aquele que vem em nome de Nosso Senhor, que envia como pai e irmão», referiu.

No final deu os primeiros avisos paroquiais e todos os presentes partilharam o jantar ao ar livre em frente à Igreja.

Bruno Máximo Leite

14 de Setembro de 2015