Medalha de Prata para D. Gilberto dos Reis

Vindimas, Tomada de posse Pe João Dias, Medalha de Prata D. Gil 116

O Administrador Apostólico de Setúbal, D. Gilberto dos Reis, recebeu no passado dia 15 de Setembro a Medalha de Prata da Cidade de Setúbal. No dia em que se celebra o nascimento do poeta Bocage, e feriado municipal por essa razão, a autarquia destaca aqueles que contribuem para o crescimento e notoriedade do concelho.

Num lotado Salão Nobre dos Paços do Concelho da cidade sadina, o atual Administrador Apostólico da diocese não escondeu a «surpresa agradável» or ter sido agraciado. «Depois das marcas de Vila Real, do Porto, fiquei com as marcas de Setúbal», disse, acrescentando que é terra de boas pessoas e de grandes instituições. «Uma terra de tradições, fico marcado pelo encanto das pessoas», disse.

O prelado fez questão de lembrar que «Setúbal é uma cidade onde ninguém se deve resignar».

«Queria partilhar esta medalha com a Igreja de Jesus, para lembrar que à frente daquele que recebe a medalha está Cristo», referiu. D. Gilberto dos Reis, à frente da Igreja sadina desde 1998, recebe assim um dos maiores galardões da cidade de Setúbal, poucas semanas antes de entregar a Sé ao seu sucessor.

Para além da Medalha de Prata entregue ao prelado, mais 35 personalidades e instituições foram agraciadas com a Medalha de Honra da Cidade. Na lista de premiados estiveram também os nomes dos Padres Constantino Alves e do Luís Manuel Ferreira, respetivamente párocos da igreja de Nossa Senhora da Conceição e de Faralhão e Praias do Sado, que receberam a Medalha de Honra da Cidade na Classe Paz e Liberdade.

BML

21 de Setembro de 2015