Rumo a Cracóvia

images (3)

No início de um novo ano pastoral, muitos são os acontecimentos marcantes na nossa Diocese. A ordenação episcopal e tomada de posse do Bispo eleito, D. José Ornelas de Carvalho, e a passagem da imagem peregrina de Fátima pela Diocese são alguns deles. Porém, na juventude, são as Jornadas Mundiais, em Cracóvia, já no próximo ano, que dão o mote. O Secretariado Diocesano da Pastoral da Juventude da Diocese de Setúbal já está a preparar este acontecimento.

O ano de 2016 será amplamente marcado pelo tema da Misericórdia, com o Jubileu convocado pelo Papa Francisco a iniciar-se já em Dezembro deste ano. Também as Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ), em Cracóvia, no final de julho do próximo ano, terão a Misericórdia como tema central. «Bem-aventurados os misericordiosos porque alcançarão misericórdia», é a última das três «Bem-aventuranças» proposta pelo Papa Francisco, aos jovens, para reflexão.

A Pastoral da Juventude de Setúbal já está envidar esforços no sentido de mobilizar todos os jovens da diocese para irem ao encontro Santo Padre e dos jovens de todo o mundo. Esta será uma ocasião para viver uma experiência única e profundamente marcante, de comunhão eclesial, no país-natal de São João Paulo II.

Itinerário JMJ Cracóvia 2016 e acolhimento ao novo Bispo

Está previsto, para breve, o lançamento do programa final que vai levar os jovens de Setúbal a Cracóvia, no entanto, o Secretariado avança, para já, com o itinerário de preparação para as JMJ. Ao longo de dez encontros, entre Outubro e Julho, os jovens são convidados a fazer caminho.

Deste itinerário vão constar sete catequeses dedicadas às Bem-aventuranças, preparadas em conjunto com a Comissão Diocesana de Arte Sacra, numa iniciativa denominada «Rezar com Arte». Os outros três encontros serão: uma sessão de lançamento e apresentação das Jornadas no próximo dia 09 de outubro, uma Via Sacra Jovem em fevereiro, finalizando, depois com um retiro e o, já conhecido, «CaFé-concerto», em Julho, antes de partir rumo a Cracóvia.

Este é um itinerário alargado a todos os jovens e não só aos que participarão, in loco, nas Jornadas Mundiais da Juventude.

De salientar ainda a passagem da Cruz da Evangelização dos Jovens pela nossa Diocese, entre 25 a 31 de Janeiro do próximo ano. Trata-se de uma Cruz que foi entregue pelo Papa João Paulo II aos jovens de cada um dos cinco continentes, nas JMJ de Buenos Aires, em 1987. A cruz da Europa encontra-se, atualmente, em Portugal.

Em ambiente de acolhimento ao novo Bispo da diocese, o Secretariado da Pastoral da Juventude está a preparar um momento que congregará os jovens de Setúbal no dia 25 de outubro. Por outro lado, continuará com a visita às Paróquias com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre a realidade local da Pastoral Juvenil.

Anabela Sousa

21 de Setembro de 2015