Ser testemunha de Cristo

Vindimas, Tomada de posse Pe João Dias, Medalha de Prata D. Gil 030

No passado dia 12 de Setembro realizaram-se no Externato Frei Luís de Sousa, em Almada, as Jornadas Diocesanas de Catequistas, promovidas pelo Secretariado Diocesano da Catequese (SDC) com o tema: «Como trabalhar cada um dos 6 catecismo da Infância». Marcaram presença cerca de 60 catequistas.

Ainda antes da Eucaristia, o Pe Rui Gouveia, diretor do SDC, manifestou-se satisfeito com a adesão ao encontro, e recordou que o seu objetivo é «a formação dos catequistas com a prática dos catecismos, meditando ainda o que é a catequese e o catequista», salientou.

As jornadas permitiram o trabalho prático com os catecismos de infância durante todo o dia, ajudando a explorar as potencialidades oferecidas pelos guias.

O sacerdote referiu ainda que as recentes intervenções do Papa Francisco, quer na exortação apostólica «Evangelho da Alegria» quer no discurso aos Bispos portugueses na visita «Ad Limina» serviram de tema para o debate. «A catequese catecumenal que o Santo Padre refere, como uma catequese “kerigmatica” de primeiro anúncio, é o caminho», disse, acrescentando que o testemunho cristão do catequista tem que ser primordial.

Mais do que uma catequese de ensino é preciso ser testemunha de Cristo, e o catequista dentro de uma comunidade tem essa missão, lembra aquele responsável.

Para este ano pastoral o SDC tem como meta a continuação da formação de catequistas como forma de apoiar as paróquias.

BML

21 de Setembro de 2015