Patriarca de Lisboa preside

Varias 036

A Ordenação Episcopal de D. José Ornelas Carvalho, III Bispo de Setúbal, decorrerá na tarde do dia 25 de Outubro, Domingo, pelas 16h, na Sé de Setúbal, e começam a conhecer-se os últimos pormenores daquele momento tão especial para a vida diocesana.

D. José Ornelas de Carvalho vai ter uma presença de «peso» na sua Ordenação Episcopal: a da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima, que vem diretamente do Crato, na Diocese de Portalegre/Castelo Branco, para iniciar a visita à Igreja Setubalense.

Para participar também no momento, além do clero «da casa», esperam-se muitos membros da Congregação de origem do novo prelado, os Sacerdotes do Coração de Jesus (vulgarmente conhecidos por Dehonianos, porque fundados pelo Pe. Leão Dehon) bem como da Madeira e outros de quem D. José foi professor.

Presentes estarão certamente também a maior parte dos Bispos de Portugal e o Núncio Apostólico do Papa Francisco.

É costume antiquíssimo que a Ordenação Episcopal seja feita por três outros bispos; também aqui a tradição manda: o Sagrante principal, que preside, será o Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, que agrega a si D. Gilberto dos Reis, agora já Administrador Apostólico de Setúbal e a partir desse momento Emérito, e D. António Braga, Bispo dos Açores, originário da mesma família religiosa que D. José.

Haverá ainda dois Presbíteros que assistem ao novo bispo nos ritos da Ordenação, e que são o Vigário-Geral de Setúbal, Pe. José Lobato, e o irmão de D. José, cónego na Diocese do Funchal.

Ao que o «Notícias de Setúbal» conseguiu apurar, a mitra do novo bispo é oferecida pela sua Congregação de origem; o anel está a ser feito a partir das alianças dos seus progenitores; e o báculo vai ser oferta de todas as paróquias da Diocese.

Espera-se grande afluência de povo, pelo que se está a preparar a colocação de dois écrans gigantes no exterior da Sé, no Largo de S. Maria e no Largo do Corpo Santo, bem como o som adequado em toda a zona envolvente, de modo a possibilitar o acompanhamento da cerimónia por todos. Além disso, e para prevenir as eventuais inclemências do tempo, está prevista a colocação de uma cobertura no Largo da Sé.

12 de Outubro de 2015