Pe José Maria Furtado novo pároco

tomada de posse palmela e pragal 2015 834

A paróquia de Cristo Rei, Pragal, em Almada, recebeu no passado dia 4 de Outubro um novo pároco. O Administrador Apostólico, D. Gilberto dos Reis, deu posse ao Pe José Maria, que deixou Palmela depois de 10 anos de serviço.

A igreja do Pragal encheu para se despedir do Pe Horácio Noronha e dar as boas-vindas ao novo pároco. O tempo chuvoso não desencorajou a comunidade a preparar uma grande festa para o momento. Presidida pelo prelado, a tomada de posse contou ainda com muitos sacerdotes da vigararia de Almada, bem como dos anteriores párocos Pe José Vicente e José Afonso .

O Administrador Apostólico agradeceu a disponibilidade do novo pároco para aceitar o convite. «O Pe José Maria é diferente do anterior mas vem para ser amado de igual forma», salientou para a comunidade presente. Para o prelado o sacerdote caracteriza-se pela sua «simplicidade e alma de poeta». «Podem contar com ele, num trabalho que aponta ao mundo e os caminhos de Deus», disse, acrescentando que este é um trabalho do padre e de toda a comunidade.

Sobre o Pe Horácio o bispo destacou o seu «jeito simples que com a idade já avançada aceitou o compromisso da paróquia do Pragal e permaneceu até hoje». «Espero que descanse um pouco que bem merece, mas espero que continue a apoiar por aqui», referiu, acrescentando que ainda pode vir a fazer mais trabalho consoante o que o bispo eleito decidir.

«Rezem por mim»

O Pe Horácio Noronha desejou ao seu sucessor um «bom trabalho ao serviço da comunidade», lembrando os anteriores párocos presentes. «São todos pedras do mesmo edifício que se vai construindo, estas comunidades», disse. «Um único pedido é que rezem por mim que rezo por vós», concluiu.

O novo pároco lembrou que é preciso ter consciência que o Senhor está para todos e tudo o que se fizer é pouco. «Contem comigo e eu conto com vocês», referiu, acrescentando que «a grande maravilha que temos é experimentar Jesus e o Seu Amor». «Sei que são um povo dedicado e que tem ajudado os anteriores padres que por aqui passaram e espero que continuemos», disse.

No final da Missa a comunidade preparou um jantar volante para agradecer o trabalho do anterior pároco e dar especialmente as boas-vindas ao Pe José Maria.

Bruno Máximo Leite

12 de Outubro de 2015