Ordenação Episcopal de D. José Ornelas

d.joseornelas

Caros Diocesanos
No dia 25 vamos participar na Ordenação de D. José, nosso bispo eleito desde 24 de Agosto. É um momento grande para a Diocese como o têm sido outros: momento de festa, de alegria, de esperança, de manifestação de fé e de comunhão eclesial. Momento a que se associará a Imagem Peregrina de Nª Sª Fátima que nesse dia começa a sua visita à nossa Diocese.

Todos estamos chamados a participar nesse ato importante e queremos vivê-lo estando presentes na companhia dos nossos convidados. Dado que a Sé é pequena, para uma celebração tão grande, vai ser colocado um toldo no Largo em frente e com algumas cadeiras. Mas, mesmo assim, muitos terão de ficar de pé, mas podem levar o seu banco. Espero que esta circunstância não impeça ninguém de estar fisicamente presente. As pessoas que ficarem fora da Sé terão a possibilidade, umas, de estarem sob o toldo e, todas, de ver e acompanhar a celebração através de écrans que vão ficar em frente da Sé e do lado esquerdo da Sé como quem olha para a fachada.

Sei que tendes um coração grande e que ides dar provas dele novamente. Que ninguém se desmobilize pelo facto de não poder estar dentro da Sé. Vinde e tornai a festa ainda maior. Aos idosos, aos doentes e aos que não puderem estar fisicamente presentes peço que nessa hora, onde quer que estejam, pensem no que está a acontecer e que rezem pelo D. José.

Entretanto peço a atenção para alguns pormenores:

Não haverá circulação de automóveis nem estacionamento na Praça do Quebedo e ruas adjacentes à Sé, pelo que os convidados sem livre-trânsito e os demais fiéis devem estacionar do lado nascente do apeadeiro, para lá do túnel sob a linha férrea;

A imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima estará na Sé às 15 horas onde será acolhida por mim, entrando depois no templo;

Às 15,30 horas o Sr D. Manuel Martins e eu próprio, com o Colégio de Consultores, à porta da Sé, acolheremos o Sr. D. José, que virá da Casa Episcopal acompanhado pelo Sr Vigário-Geral e os escuteiros;

A Celebração da Eucaristia terá início às 16 horas.

Como tem sido anunciado, dia 26 às 18 horas celebraremos na Sé os 40 anos da ordenação episcopal do Sr. D. Manuel Martins. Espero a vossa presença feliz e numerosa.

Que feliz coincidência! Praticamente no mesmo dia – dia 26 e dia 25 mas separados por quarenta anos – a nossa Sé será lugar da ordenação do seu primeiro e terceiro bispo!

Entretanto peço que continueis a preparar o acolhimento e a ordenação do nosso terceiro bispo com a vossa oração diária e em família se possível. Não vos esqueçais de continuar a rezar pelos abundantes frutos do Sínodo da Família a decorrer em Roma e ainda pelos frutos da visita da Imagem peregrina à Diocese. Rezai também pelo Sr. D. Manuel Martins.

Saúdo a todos como rosto de Jesus, rezo por todos vós e confio – me à vossa oração.

Setúbal, 12/10/2015

+Gilberto, Administrador Apostólico da Diocese de Setúbal