D. José Ornelas na abertura

DSC_0268[1]

A abertura oficial do ano no Seminário de São Paulo, em Almada, vai ficar marcada pela presença do Bispo eleito, D. José Ornelas. O administrador apostólico, D. Gilberto dos Reis, presidiu à Eucaristia que juntou os seminaristas e os seus familiares e amigos, no passado dia 7 de Outubro.

A comunidade do Seminário de São Paulo convida todos os amigos e familiares para uma celebração de início de ano pastoral. Este começou com vésperas e Missa, finalizando com jantar e um momento de convívio preparado pelos seminaristas e equipa formadora.

Mas este ano D. Gilberto dos Reis convidou a concelebrar e a fazer a sua primeira homilia o Bispo eleito de Setúbal, D. José Ornelas. Mesmo ainda faltando alguns dias para a ordenação o prelado dirigiu-se já aos seminaristas, pedindo-lhes empenho para esta etapa e estimulando-os a uma vida de oração, porque «aqui encontra-se a alma, o coração da diocese, e ele tem de pulsar», referiu.

Em dia de Nª Sª Rosário, D. José Ornelas falou da mensagem da Virgem Maria e da sua vocação, e lembrou a disponibilidade que ela teve perante Deus e aquilo que representava para toda a Igreja. «Maria tem a vocação de Ser Mãe», disse, «que é o que a Igreja também é».

Numa capela cheia de convidados o futuro prelado sadino pediu a todos que rezassem por ele nestes dias intensos que estão a chegar, dando enfase à graça de ter na sua entrada a imagem peregrina.

Obrigado pelo serviço

No final, o Administrador Apostólico agradeceu a todos os presentes mostrando o amor que têm ao seminário. «Grato pelo trabalho de todas as equipas formadoras que por aqui passaram nestes meus tempos», referiu, lembrando todos os envolvidos na vida do seminário, desde quem faz a limpeza até aos que acompanham mais de perto os seminaristas na vida paroquial. «Agradeço também ao Sr. D. José por não ter que falar hoje», disse divertido. «Obrigado por ter aceitado este convite e ter falado pela primeira vez no seminário mostrando que este local já se encontra no seu coração», salientou.

O Vice-reitor, Pe Fernando Paiva, em forma de agradecimento por todos os anos que serviu a diocese, ofereceu uma pintura alusiva ao seminário, pintada por Helena Lobato. Após a missa houve jantar, seguindo-se uma sessão em que o Vice-Reitor apresentou os seminaristas, eme que se falou dos formadores e da vida quotidiana no seminário. Por fim, um momento musical com musicas marianas encerrou a noite.

Bruno Máximo Leite

19 de Outubro de 2015