comprehensive-camels

Imagem Peregrina une a Diocese

Ordenação D. Jose e Imagem peregrina 1156

A imagem peregrina de Fátima continua a caminhar pelas paróquias da diocese. O Notícias de Setúbal, que desde a primeira hora a acompanha, mostra mais uma vez como as comunidades têm vivido este momento único, que tem contado também com os primeiros passos do Bispo D. José Ornelas naquela que agora é a sua Diocese. O banho de multidão continua por onde a imagem peregrina vai passando, mesmo que nestes tempos, e sem parar, as quatro estações do ano se tenham feito sentir, desde o Sol brilhante à chuva diluviana.

Na última edição ficámos no relato da paróquia de Palmela. Quase a finalizar esta visita continuamos a partilhar a passagem por cada paróquia.

 

Quinta do Anjo

 

A 28 de Outubro chega a imagem peregrina à paróquia de Nossa Senhora da Redenção. Chegada à igreja a «Mais Brilhante que o Sol» ali se manteve toda a manhã. Foi aqui nesta comunidade que passaram três responsáveis do Santuário do Cristo Rei, para fazer uma intervenção de limpeza, habitual nestas visitas. Não é para menos: foi feita segundo as indicações da Irmã Lúcia, oferecida pelo Bispo de Leiria e coroada pelo Arcebispo de Évora a 13 de Maio de 1947, tendo percorrido o mundo inteiro já por diversas vezes.

Ainda antes da limpeza à imagem, o Pe Carlos Silva, o pároco, celebrou a Eucaristia onde manifestou a alegria de ver muitas pessoas que estão no local pela primeira vez, convidando a participar mais vezes nas celebrações paroquiais. Muitas foram as pessoas que ao longo da manhã foram aparecendo na igreja, participando no Rosário e venerando a imagem peregrina.

Já passava das 13h quando a Senhora seguiu a sua peregrinação. Numa creche da localidade as crianças acolheram a imagem peregrina, tendo o sacerdote explicado quem era «a Senhora vinda de Fátima», e lembrado também o relato dos três pastorinhos.

A comunidade de Cabanas teve direito a uma pequena paragem do andor móvel.

 

Azeitão (Paróquias de São Simão e São Lourenço)

 

O Pe Luís Ferreira, pároco das duas paróquias, foi com alguns membros da sua comunidade buscar a imagem à Ermida de São Gonçalo, ainda em terras da paróquia vizinha. Recebida com músicas marianas emitidas de um carro preparado para o efeito, a imagem entrou nas paróquias de Azeitão lentamente, numa procissão automóvel.

A primeira paragem foi na Junta de Freguesia em Vila Fresca de Azeitão. Ao lado da Escola primária aconteceu um momento de grande devoção, com funcionários das duas instituições a sair à rua, bem como as crianças. «Nossa Senhora abençoe os trabalhadores destas instituições», rezou o sacerdote. De seguida, o carro que transporta a imagem acompanhou lentamente o Pe Luís Ferreira e muitos paroquianos até à Igreja de São Simão. Músicas marianas e orações preencheram o trajeto. Ao longo do caminho eram entregues pagelas sobre a peregrinação, e no largo da igreja foram rezadas Avé Marias, seguindo-se depois o caminho pois havia um programa para seguir.

Próxima paragem: Hospital Nossa Senhora da Arrábida, na tutela da Santa Casa da Misericórdia de Azeitão. Utentes e funcionários no átrio do hospital rezaram o terço presidido pelo Diácono Jonas e pelos voluntários da instituição. A noite caía e a imagem passou ainda por duas instituições da comunidade onde foi rezado o terço e celebrada a Missa até chegar a hora do grande encontro programado para o parque do Morango, em Brejos, que acolheu já de noite muita gente que quis participar no terço vivo, uma dinâmica preparada pela catequese das paróquias de Azeitão, de luminosidade e colorido muito variado, com luzes e com o largar de balões com leds.

 

Paróquia da Quinta do Conde

 

Foi aqui que pela primeira vez depois da ordenação D. José Ornelas participou nesta visita. No parque da Vila, já depois das 20h, foram muitas as pessoas que quiseram assistir ao terço vivo preparado pela catequese da paróquia. Dando as boas-vindas à imagem peregrina o Pe Daniel Nascimento, o pároco, saudou todos os presentes em especial o prelado, que pela primeira vez se encontrava na paróquia. Aqui foram as crianças que orientaram o terço, aproveitando também efeitos de luz. Após terminar, o Bispo diocesano com alguns sacerdotes da vigararia seguiram em procissão à frente do carro que muitos apelidaram de «igual ao do Papa», num trajeto que finalizou na Igreja de Nª Sª Esperança. Muitos acompanharam, outros assistiram pelas suas janelas, mas com muita fé e devoção.

Chegados à igreja foi a Eucaristia. O novo pastor da diocese presidiu à Missa. D. José Ornelas lembrou que se passou por locais onde diariamente se passa para ir trabalhar, onde se vive. «A imagem peregrina veio ensinar-nos a caminhar juntos», referiu, acrescentando que Maria está ao serviço do projeto de Deus. O prelado sublinhou várias vezes a importância de caminhar juntos. Durante toda a noite a imagem ficou em vigília.

 

Paróquia do Castelo de Sesimbra

 

Na paróquia com o maior território da diocese a imagem não saiu em nenhuma ocasião do andor de quatro rodas. Recebida à porta da Igreja da Corredoura, foi contudo no Centro Paroquial, junto das crianças e funcionários que o Pe Eduardo Nobre celebrou a Eucaristia que marcou o início da peregrinação nesta localidade. Com várias comunidades por onde a imagem iria passar, a procissão foi feita totalmente em carros e autocarros. Conduzidos num carro com sistema áudio pelo presidente da Junta de Freguesia do Castelo, Francisco Jesus, a procissão passou por várias escolas do concelho de Sesimbra. O sacerdote, à medida que ia passando, ia rezando e dando as boas-vindas à peregrina. A comunidade das Pedreiras foi a primeira paragem, curta, mas com algumas pessoas a saudar Senhora com um cartaz. Na instituição CASCUZ funcionários e utentes rezaram o terço, e foi o momento para almoço da comitiva.

Daí seguiram para o Santuário de Nossa Senhora do Cabo onde a Virgem peregrina, apenas cruzou o cruzeiro, mas abençoou um dos locais mais belos da diocese. A localidade da Azóia embelezou-se para receber a imagem, havendo estandartes em todos os postes da localidade; ali junto à capela a população aguardou e rezou. Na Aldeia do Meco as crianças da Escola aguardavam com bandeirinhas feitas para o momento, ficando muito contentes por ver a Senhora de Fátima. Na Lagoa de Albufeira, junto à igreja, muitas foram as pessoas comovidas pelo momento. Mas o tempo não para e em Alfarim, junto à capela, não se pôde ficar muito tempo, mas o pouco tempo de passagem foi de grande sentimento, com orações e cânticos marianos.

 

Paróquia de Santiago de Sesimbra

 

O Pe Manuel Silva, que acompanhou a visita na anterior paróquia, continuou agora na presidência da peregrinação. Sentado numa viatura dos Bombeiros Voluntários de Sesimbra, o sacerdote e a restante procissão encaminhou-se até ao largo da Misericórdia. Ali aguardavam centenas de pessoas, bem como os utentes da Santa Casa da Misericórdia de Sesimbra. «A Senhora de Fátima vem aqui hoje fazer o convite a estarmos presentes no centenário das aparições em 2017», lembrou o sacerdote, rezando por e com todos os presentes.

Sendo uma localidade piscatória a próxima paragem foi na Doca Pesca, onde funcionários saudaram e fotografam a imagem. O momento alto da visita à paróquia decorreu na Fortaleza de Sesimbra onde centenas de pessoas rezaram o terço. No final a imagem com a ajuda dos bombeiros dirigiu-se à beira mar onde várias embarcações se abeiraram e saudaram a imagem.

 

Paróquia de Fernão Ferro e Pinhal de Frades

 

Para chegar à primeira paróquia da vigararia do Seixal, todos os padres foram até Sesimbra receber a imagem peregrina. Em trajeto lento saíram da «Piscosa» a caminho da paróquia de Fernão Ferro. Já ao anoitecer a imagem saíu do carro e fixou-se no adro da igreja. Aí se rezou o terço, ao mesmo tempo que uma florista trocava as flores do andor da peregrina com o maior dos cuidados. Sendo já final do dia, muitas foram as pessoas que iam chegando. Flores mudadas, a imagem acelerou para a creche do Centro Paroquial, onde as crianças já desesperavam pela visita. O Pe Marco Belchior, o pároco, agradeceu a espera mas lembrou que a visita mesmo que curta é sentida, pois a Mãe veio ao encontro de cada um, consagrando de seguida o centro e todas as pessoas que ali estavam a Nossa Senhora. Mais uma vez a toda a velocidade a imagem deslocou-se para a igreja onde aguardavam muitos fiéis que acompanharam numa procissão até à ARPIFF. A um ritmo mais calmo e orante, a procissão de velas passou pelo coreto, um dos locais principais da localidade. No final da procissão a Virgem peregrina seguiu para a paróquia de Pinhal de Frades. Chegados àquela localidade, muitos foram os carros que a aguardavam e até à Igreja de Santo António foram apitando como se um casamento se tratasse, mesmo sendo já 20h. Em Pinhal de Frades, mais uma procissão de velas desde a Igreja ao Parque da Paz, onde muitas pessoas aguardavam em oração.

 

Paróquia da Arrentela

 

Aqui a imagem pernoitou. Mas antes disso mais uma presença marcante do Bispo diocesano. Na igreja da Torre da Marinha as pessoas tiveram que ficar em pé devido à afluência. A oração mariana marcou a noite: o Pe Júlio do Vale, pároco, começou por saudar o bispo que pela primeira vez se deslocava à paróquia e depois a imagem peregrina. Preparada pelos jovens, a oração evocou todas as paróquias da diocese. Depois de uma noite de vigília a imagem parou na esquadra da Polícia, onde abençoou os profissionais que ali trabalham. A Comunidade religiosa Aliança da Misericórdia, a morar na Quinta do Álamo, também teve a graça da visita da peregrina.

 

Paróquia de Paio Pires

 

Nesta localidade a passagem foi mais curta mas sentida. O Pe Sérgio Quelhas, pároco, pediu à Virgem Mãe que tenha presente a comunidade. No largo do coreto muitas pessoas, para um dia de semana de trabalho, aproximaram-se para rezar o terço. Passando por uma instituição de idosos, a imagem peregrinou ainda na comunidade de Casal do Marco.

 

Paróquia da Amora

 

Vinda da paróquia de Paio Pires, a imagem peregrina chega à Amora. O primeiro contacto é com as crianças do Centro Paroquial que saúdam a Virgem Mãe com cânticos. O Pe Pedro Granzotto, pároco, salientou a importância da imagem peregrina naquela localidade. «Ela vem fazer o convite para o centenário das aparições», disse.

Uma paróquia extensa e com várias comunidades fez com que a imagem passasse por vários locais. Primeiro na igreja Matriz, depois deslocou-se até ao Centro de Formação Profissional da Amora onde abençoou alunos e funcionários. Um dos pontos altos foi ainda a passagem pela comunidade da Quinta da Princesa.

Na igreja Scalabrini as crianças da catequese prepararam uma oração para Nossa Senhora momentos antes da Eucaristia. A Missa, presidida pelo Bispo D. José Ornelas, contou com a concelebração de quase todos os padres da vigararia que depois seguiram em procissão até ao Seixal.

 

Paróquia do Seixal

 

A visita da Imagem Peregrina nesta paróquia iniciou-se com a grande procissão vinda da Amora onde participaram milhares de pessoas, e que percorreu grande parte da baía do Seixal. Apesar da chuva ter feito algumas ameaças durante as três horas de procissão, o número de fiéis ia aumentando a cada passo.

D. José Ornelas, o bispo diocesano, presidiu à procissão e no final afirmou a sua emoção ao longo do percurso: «Ao longo deste caminho, várias vezes me veio o nó na garganta, ao olhar para tanta gente, desde os mais pequenos aos maiores, que acorriam porque Maria nos chama». Durante a procissão, o Prelado foi “distribuindo” cumprimentos a todos e deslocou-se, algumas vezes, até junto dos fiéis, nomeadamente os doentes.

O Padre Tiago Ribeiro Pinto, prior do Seixal, recebeu a imagem peregrina ainda na baía, mas antes de chegar à Igreja, a procissão com a Virgem de Fátima passou em frente às instalações da Câmara Municipal do Seixal, parou em frente aos Bombeiros Voluntários, a quem D. José saudou com respeito e gratidão por estarem ao serviço da vida, e passou em frente à Polícia de Segurança Pública.

Ao chegar à Igreja, a imagem peregrina de Fátima aí ficou toda a noite, com uma vigília de oração mariana, em adoração ao Santíssimo Sacramento, animada pelos diferentes grupos da Paróquia. Na manhã seguinte, antes de partir para Vale de Milhaços, decorreu ainda a consagração a Nossa Senhora de toda a Paróquia.

 

Paróquia de Vale de Milhaços

 

Em Vale de Milhaços a Virgem Peregrina esteve em dois locais: num lar na Verdizela e na Igreja Paroquial de São João Baptista. Quis o prior, Padre David Caldas, que Nossa Senhora entrasse pela outra ponta da Paróquia que quase ninguém conhece.

No lar “Solar da Verdizela”, o grupo de jovens da Paróquia animava, com cânticos, a entrada da Imagem Peregrina. Os idosos que ali vivem, e alguns seus familiares e vizinhos, aguardavam também a chegada da «Senhora». O pároco evocou o Evangelho das Bodas de Caná e lembrou que cada um deve confiar no Senhor, como Maria pede.

Ao chegar à Igreja, já em Pinhal Vidal, o sacerdote refletiu com a comunidade sobre a visitação de Nossa Senhora a sua prima Isabel. «Somos uma comunidade com alguns anos, mas uma Paróquia recente», afirmou sublinhando que pretendeu que Nossa Senhora entrasse na Paróquia pela Verdizela, não só para saudar os doentes, mas sobretudo também para apontar novos caminhos, para que a comunidade se torne mais viva e atuante.

 

Paróquia de Corroios

 

Na Paróquia de Corroios, a Imagem Peregrina foi recebida pelo pároco, Padre Casimiro Henriques, e pelo vigário paroquial, Padre José Joaquim. O primeiro local que visitou foi o cemitério de Santa Marta do Pinhal: uma forma de recordar aqueles que já não vivem, fisicamente, entre nós. Apesar de não haver uma multidão à espera da Imagem Peregrina, este foi um momento de oração profundo para quem ali se deslocou.

Seguiu depois para a Escola de 1º Ciclo Quinta do Campo. Aí entre recitações de poemas e cânticos a Nossa Senhora, as crianças tiveram um tempo de catequese sobre a mensagem de Fátima. Aí estiveram também presentes as entidades civis e diversos grupos da localidade, desde a Casa do Povo à Associação de Reformados, entre outros.

Já no Jardim da Água, mesmo à beira da Estrada Nacional 10, e com o Metro Sul do Tejo a passar ali ao lado, o prior convidou todos a aproximarem-se da Imagem Peregrina e aí, num momento de oração, confiar a Maria tudo o que traziam no seu coração. Este momento de grande emoção contou com a presença de uma família que rezava e cantava, Ana Júlia e Henrique Medeiros.

A Virgem Peregrina partiu depois, em direção a Miratejo, não sem antes passar à porta da Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Graça.

 

Paróquia de Miratejo/Laranjeiro

 

O Padre Daniel Miguel recebeu a “Senhora vestida de branco” na Associação de Reformados Pensionistas e Idosos do Miratejo onde, com a presença do coro daquela associação, e rezou-se o terço, a oração que Maria pediu aos pastorinhos em Fátima que rezassem todos os dias.

«Estamos hoje aqui para fixar Maria com o nosso olhar e que Ela nos fixe», disse o Padre Daniel na ocasião, destacando que há lugar para Nossa Senhora no coração de todos.

O Presidente da União das Freguesias, que já tinha estado presente em Corroios, e a quem os dois párocos agradeceram todo o apoio na ampla divulgação, dirigiu algumas palavras à comunidade, sublinhando que pretende continuar a trabalhar com os párocos para uma sociedade mais justa e mais fraterna.

Na Igreja da Sagrada Família rezaram-se vésperas e de seguida iniciou-se a procissão de velas em direção ao Feijó.

 

Paróquia do Laranjeiro/Feijó

 

A Imagem Peregrina de Fátima entrou na vigararia de Almada pela Paróquia do Feijó. Ainda a “Senhora” estava no Miratejo, e já a comunidade se concentrava no Laranjeiro para integrar a procissão de velas. O prior, Padre Francisco Mendes, falava às crianças e a todos os que por ali se encontravam e servia-se uma sopa aos mais carenciados da Paróquia.

O primeiro local visitado pela Virgem de Fátima na Paróquia do Feijó, ainda no decorrer da procissão, e continuando com a presença do Padre Daniel Miguel, foi a Liga dos Amigos do Hospital Garcia de Orta. Com esta visita, quis o prior confiar a Nossa Senhora a vida de cada um dos que ali reside e todos os seus sofrimentos, as suas famílias, e os trabalhadores e voluntários que deles cuidam.

Na chegada à Igreja Paroquial, já D. José Ornelas esperava a chegada da procissão para o início da Eucaristia. Saudando a comunidade do Feijó, o Prelado assinalou o facto de a sua primeira visita às comunidades ter uma ‘Guia’ tão distinta como Nossa Senhora. Seguiu-se um jantar partilhado, no qual o Bispo diocesano participou de forma breve.

A noite foi de oração e o dia seguinte amanheceu com chuva. Foi assim, debaixo de muita chuva, já depois da Eucaristia matutina, que a Senhora rumou à Cova da Piedade.

 

Paróquia da Cova da Piedade

 

Depois de ter seguido em procissão desde a Igreja do Feijó até à Igreja de Nossa Senhora de Fátima debaixo de uma chuva abundante, foi já dentro da Igreja que as crianças da catequese e do Centro Paroquial, em conjunto com as suas famílias, rezaram o terço.

Logo depois do terço, seguiu-se a Eucaristia, que começou com um momento significativo para a comunidade: o prior, Padre José Pinheiro, aproveitando a ocasião da passagem da Imagem Peregrina pela Cova da Piedade, abençoou as novas imagens dos Beatos Francisco e Jacinta.

Depois de um tempo de oração individual com Maria, a Senhora passou pela Residência Nossa Senhora da Esperança para uma celebração de bênção e comunhão dos doentes. Um momento em que a chuva deu tréguas e permitiu que os idosos residentes estivessem perto da imagem.

O presidente da União das Freguesias de Laranjeiro-Feijó, Luís Palma, esteve presente no acolhimento à Imagem Peregrina na Igreja, mas presença significativa foi a do presidente da Câmara Municipal de Almada, Joaquim Judas, que esteve desde o início da Eucaristia até à partida da imagem peregrina para Cacilhas, saída da Residência, escoltada pelos Bombeiros Voluntários de Cacilhas.

 

Paróquia de Cacilhas

 

Por graça, a imagem chega a Cacilhas no dia 1 de Novembro, dia de Todos os Santos, uma data em que vem sendo celebrada há séculos e com grande festa a Solenidade da Nª Sª Bom Sucesso, em agradecimento por Cacilhas ter sido poupada no Grande Terramoto de 1755. A novidade deste ano é mesmo a imagem peregrina e a presidência de D. José Ornelas. O mesmo trajeto, a mesma banda, as mesmas imagens na rua, a mesma devoção de sempre. O tempo invernoso não demoveu as pessoas que acompanharam do princípio ao fim.

Como acontece todos os anos, a procissão tem um ponto de paragem junto ao farol de Cacilhas. Ali D. José Ornelas, depois de abençoar as embarcações que se encontravam no Tejo, subiu a um palanque. «Pedimos hoje neste dia a bênção à Mãe do Céu pelas duas cidades que bordejam o rio», disse, confessando que nunca tinha falado em público num local tão belo. «A Beleza do estuário do Tejo é uma bênção de Deus».

 

Paróquia de Almada

 

Debaixo de chuva intensa foi como o Pe Marco Luís, pároco, recebeu a Virgem peregrina. Numas das artérias principais do concelho e com som montado para o evento, realizou-se uma procissão até à igreja. À chuva, o sacerdote ia rezando e as invocações a Nossa Senhora ecoavam pela cidade. Muitos de guarda-chuva foram caminhando e rezando. Chegados à igreja e virados para os vizinhos Bombeiros Voluntários de Almada, decorreu a consagração a Nossa Senhora por parte da corporação, enquanto se ouvia a sirene característica. «Que a Senhora os ilumine e guarde de todo o mal», desejou o prior aos bombeiros presentes.

A imagem, que pernoitou no templo, teve sempre a companhia do sacerdote e de alguns paroquianos, que rezavam perante o Santíssimo Sacramento. Para marcar a passagem da peregrina o sacerdote colocou uma placa junto da imagem que existe no local, e colocou os Beatos Francisco e Jacinta ao pé da Nossa Senhora.

A manhã começou com a Missa, seguindo até ao Centro Paroquial de Almada onde à chuva crianças rezaram uma dezena e se consagraram a Nossa Senhora.

O Externato diocesano Frei Luís de Sousa também se preparou para receber a imagem peregrina: o Capelão, Pe Daniel Miguel, juntou na capela da instituição todos os alunos, funcionários e familiares para rezar e explicar a passagem da peregrina.

 

Paróquia do Pragal

 

A Ermida de São Sebastião acolheu durante três horas a imagem peregrina. O Pe José Maria aguardou à entrada do templo e assim que a avistou começou a cantar. A imagem peregrina entrou no templo cheio de fiéis que a saudaram com palmas. Durante o pouco tempo que passou na paróquia rezou-se o terço e celebrou-se Eucaristia.

«Neste dia de fiéis defuntos vamos pedir por todos os irmãos que já partiram, com a intercessão de Maria», referiu o sacerdote. Destacar que durante o tempo que se encontrou dentro do templo a chuva caiu em quantidade, parando assim que saiu para o Seminário diocesano.

 

Seminário de São Paulo

 

Apelidado «Coração da diocese», o Seminário teve a alegria de acolher a imagem peregrina. Os cinco seminaristas e a equipa formadora convidaram por carta todos os vizinhos do seminário. O apelo foi atendido e muitos foram os presentes no local. A Virgem peregrina foi colocada debaixo das arcadas da casa onde se formam os sacerdotes. «Aqui todos os dias rezamos o terço», referiu o Pe Fernando Paiva, vice-reitor do Seminário.

 

Santuário do Cristo Rei

 

Outro dos locais emblemáticos da diocese é o Cristo Rei. «A Mãe tinha que vir à casa do filho», referiu o reitor, Pe Sezinando Alberto. A capela que foi pequena para acolher tantas pessoas, e foi o bispo emérito, D. Gilberto dos Reis, que presidiu à Missa. «Neste dia de graça a Senhora vem mostrar que o caminho não é aqui mas continua no céu», disse, acrescentando que o cristão não se pode fechar nele mas «aproximar-se dos outros».

 

Paróquia São Francisco Xavier

 

Já de noite a maioria dos padres da vigararia da Caparica encontrou-se na rotunda do Hospital Garcia da Orta para acolher a imagem peregrina. O Pe Herminio, pároco, recebeu a imagem com palavras de boas-vindas a todos os que quiseram estar presentes e ir em procissão daquele local à igreja.

Com momentos de oração e em passo lento chegaram à igreja, onde com dificuldade a imagem entra dentro do templo. Aí reza-se até à hora da procissão, que dava início à entrega da Virgem à paróquia do Monte da Caparica. Quem participou nesta entrega foi o Bispo diocesano, D. José Ornelas. «Quem me trouxe foi Nossa Senhora», referiu, acrescentando que está «a seguir os passos da peregrina neste início de trabalho pastoral». O prelado pede que se caminhe em união e pediu «paciência» pois também tem «limitações».

 

Paróquia do Monte da Caparica

 

O Pe Pedro Quintella, pároco, fez questão de ir buscar a imagem à paróquia vizinha com a sua comunidade. Numa caminhada lenta entraram no Monte de Caparica em oração mariana. A partir do adro adornado com flores a imagem entra na igreja, onde pernoitou, num ambiente fabuloso com uma música de um grupo de sopros. O sacerdote começou a noite com uma loa a Nossa Senhora. O prior lembrou a importância de ter o bispo pela primeira vez naquela comunidade. «O Bispo é o primeiro pastor», lembrou.

 

Universidades do Monte da Caparica

 

A presença da Imagem Peregrina no polo universitário do Monte da Caparica foi breve, mas marcante. Na Faculdade de Ciências e Tecnologia D. José Ornelas voltou a marcar presença para a celebração da Eucaristia, sublinhando o diálogo que deve existir entre a ciência e a fé. «O verdadeiro crente é o que se interroga, mas esse é também o verdadeiro cientista. Hoje, nesta casa, é importante colocar estas questões, sem esquecer que Maria é guia nessa busca de sentido», declarou na homilia o Prelado.

Presentes estiveram outros sacerdotes, mas é de sublinhar a presença do Padre Pedro Quintella, responsável da Pastoral Universitária do polo de Almada, e do Padre João Nabais Dias, diretor do Secretariado Diocesano da Pastoral da Juventude.

A outra universidade que recebeu a Imagem Peregrina foi a Escola Superior de Saúde Egas Moniz. Aí, os alunos e professores rezaram o terço de uma forma viva, colorida e animada. Afirmou o Padre Pedro Quintela na ocasião que «a Imagem Peregrina de Fátima simplifica-nos e chega-nos ao coração».

 

Paróquia de Trafaria

 

Mal se chega à rotunda de Costas de Cão ouve-se a música mariana. O Pe João Luís, aguardava a imagem com alguns paroquianos. Já estamos a 3 de Novembro e vinda da paróquia do Monte da Caparica, o Pe Pedro Quintella entrega a imagem. Com uma passagem rápida pela comunidade de Pêra, é em frente ao Quartel da Trafaria que se vive logo um grande momento de devoção. O percurso passou pela escola local onde as crianças aguardavam. O sacerdote fez uma explicação da importância da imagem. «Ela é muito mais do que uma imagem, vem trazer o Amor de Mãe», disse. A procissão continuou até ao largo da igreja, que se encontrava cheio.

A passagem pela paróquia da Trafaria também contou com passagens em outras escolas e comunidades, mas sem paragens pois o tempo já ia adiantado.

 

Paróquia da Costa da Caparica

 

Sem qualquer sinal do que se passava, o Pe António Pires, encontrava-se muito incomodado com o atraso, dizendo aos condutores apenas para o seguirem. Chegados à rotunda da Costa da Caparica os carros pararam e foi rezada uma Ave Maria, dando uma bênção às pessoas que inundaram a estrada.

 

Paróquia de Vila Nova de Caparica

 

A paróquia recebeu a imagem num ambiente de grande festa. O Colégio Campo Flores foi a primeira morada visitada. Alunos, professores, funcionários e familiares marcaram presença massiva para acolher a Peregrina. O Pe João Dias, pároco, convidou os alunos a saudar a Senhora, e agradeceu aos responsáveis terem aberto às portas à imagem. Depois de os alunos terem largado balões brancos pelos céus da localidade, a imagem retomou o seu caminho e parou na Escola Básica de Vila Nova de Caparica, onde os alunos de Moral cantaram. Nesse local um a um os alunos aproximaram-se da imagem para a observar. A visita nesta paróquia terminou no Centro Paroquial com o terço.

 

Paróquia da Sobreda

 

Vinda de Vila Nova da Caparica, ali ao lado, a Imagem Peregrina repousou, por algumas horas, na Igreja de Nossa Senhora do Livramento, na Sobreda. À chegada, a Igreja encheu-se para a oração do terço conduzido pelo pároco, Padre João Nabais Dias.

O momento mais significativo foi ao início da noite, já com a presença de outros sacerdotes da vigararia da Caparica, e dos paroquianos das comunidades vizinhas. Depois de um tempo de oração livre, junto da imagem peregrina de Nossa Senhora, celebrou-se Eucaristia presidida pelo Bispo diocesano, D. José Ornelas que disse estar grato por fazer este caminho com Maria, ao longo da diocese. «Este é um sentido de peregrinar que Maria também nos vem ensinar: o de, em Igreja, caminharmos juntos com Ela», disse.

A partida para Vale Figueira fez-se em procissão de velas, com a presença, também do Bispo diocesano. Meditando em algumas passagens das aparições de Fátima a cada Avé-Maria que era rezada, os fiéis foram refletindo e caminhando até à Paróquia vizinha. A acompanhar a Imagem Peregrina ao longo do percurso esteve uma escolta de romeiros a cavalo.

 

 

Paróquia de Vale Figueira

 

O acolhimento em Vale Figueira foi feito pelo Padre António Morais, que acompanhou também alguns passos da procissão. À chegada, D. José Ornelas pediu que todos se consagrassem a Nossa Senhora e fossem luz para o mundo, como Ela é, apontando para Jesus.

A Imagem Peregrina pernoitou, assim, em Vale Figueira, com uma vigília noturna animada pelos diferentes grupos da Paróquia, com oração, cânticos e tempos de silêncio. Pela manhã celebrou-se Eucaristia e rezaram-se laudes. A despedida da Imagem Peregrina ficou marcada pela presença das crianças do Centro Paroquial que até Ela se dirigiram.

 

Anabela Sousa

Bruno Máximo Leite

 

Partilhe nas redes sociais!
09 de Novembro de 2015