Tomada de posse do novo Pároco

DSC_0196

No passado dia 14 de Novembro, D. José Ornelas, Bispo de Setúbal, deu posse ao Pe. Tiago Veloso como pároco de Palhais/Santo António. A Igreja de Santo António da Charneca, no concelho do Barreiro, encheu-se para receber o novo sacerdote passionista, e despedir-se do Pe. José Luís depois de doze anos de serviço.

Esta paróquia, que há cerca de 49 anos está a cargo da congregação dos Missionários Passionistas, viveu um momento de festa diferente, pois foi a primeira vez que o Bispo de Setúbal se deslocou àquela comunidade e foi também a sua primeira entrega a um pároco.

O prelado agradeceu a todos o acolhimento que tem recebido nos primeiros tempos de serviço na diocese, e recordou que «o que faz o bispo e o padre é estar ao serviço da comunidade», disse. O prelado recordou ainda que é um dom para a paróquia receber um padre, pelo que todos são chamados a colaborar na mesma missão.

O Pe. Tiago Veloso considerou que «a paróquia é como um dom para o padre». Para o sacerdote, o primeiro objetivo é conhecer as pessoas. «Quero estar junto delas, caminhando juntos», referiu. Ainda há apenas 15 dias em terras barreirenses, o sacerdote confessa que já percebeu que há muito para fazer e que as ideias vão surgir certamente à medida que o conhecimento for avançando. Sendo um sacerdote jovem referiu ainda que vai procurar estar atento à juventude.

O Pe. Tiago Veloso trabalhou numa rádio local até começar os estudos de teologia em Lisboa, e fez o noviciado em Zuera, Espanha. Estudou Direito Canónico em Salamanca e colaborou no Seminário Menor de Santa Maria da Feira de 2011 a 2015, sendo também Coordenador da Pastoral Juvenil e Vocacional dos Passionistas de Portugal. Chega agora então à paróquia de Nossa Senhora da Graça de Palhais/Santo António e às comunidades de Penalva, Coina e Vila Chã.

No final da Santa Missa a comunidade juntou-se no adro da igreja para abraçar o novo pároco com um jantar partilhado ao ar livre.

Bruno Máximo Leite

23 de Novembro de 2015