A Fonte do Solitário

P__MMarques

Ainda no contexto das comemorações dos 40 anos da criação da Diocese de Setúbal, o Bispo Emérito, D. Gilberto Canavarro dos Reis, impulsionou e motivou a Comissão Diocesana de Arte Sacra de Setúbal a compilar e editar os poemas do primeiro Vigário Geral da Diocese, Padre Manuel Marques.

Aceite o desafio, a equipa de trabalho descobriu um padre profundamente apaixonado por Deus, pela serra da Arrábida, pela natureza e pelo Homem que, em paralelo com a ação pastoral, desenvolveu intensa atividade jornalística e poética, esta última durante longo tempo oculta.

No próximo dia 8 de Dezembro, dia da Diocese, pelas 18 horas, na Capela de Santo António em Setúbal, será apresentada «A Fonte do Solitário e Outros Poemas», antologia que, em paralelo com o desvelar de um poeta quase desconhecido, pretende manter viva a memória de um homem de Deus, que muito marcou a Diocese de Setúbal. A apresentação da obra estará a cargo do Pe. José João Aires Lobato, Vigário Geral da Diocese de Setúbal, e a sessão contará com a presença das organizadoras da edição, Fátima Ribeiro de Medeiros e Ana Júlia Medeiros da Silva.

07 de Dezembro de 2015