40 anos da primeira paróquia da Diocese de Setúbal

20151208_d_jose_ornelas_charneca_0026

No dia em que celebrava 40 anos de existência, 8 de dezembro, a paróquia da Charneca de Caparica recebeu a visita do bispo de Setúbal, D. José Ornelas.

A paróquia foi a primeira criada na “nova” diocese de Setúbal, e o novo bispo agradeceu a oportunidade de estar presente nas celebrações. «É com muito gosto que vejo esta igreja cheia. Antes uma igreja pequena cheia do que muitas igrejas grandes que estão vazias», começou por dizer o prelado.

Na homília da celebração que não só marcava o aniversário da paróquia, mas o dia da Imaculada Conceição e a abertura do Ano da Misericórdia, D. José Ornelas referiu que «Deus sabe que nos enganamos muitas vezes, mas esta sempre à nossa espera». «A porta da redenção é a porta que Deus tem sempre aberta para nós», disse.

Afirmando que «o mandamento de Jesus é dirigido a todos os que ouvem a Sua voz», o bispo de Setúbal falou do «presente» e do «desafio» que este ano deixa. «A misericórdia é o presente que Deus vos dá nos 40 anos da vossa paróquia», mas também o desafio, porque «Deus chama-nos a ser misericordiosos para com todos», concluiu.

Ricardo Perna

14 de Dezembro de 2015