Ao serviço do Evangelho

jubileu catequistas

No passado Domingo, dia 24 de janeiro, realizou-se o Jubileu dos Catequistas. O dia foi marcado por dois momentos distintos. De manhã, no auditório do Centro Paroquial da Anunciada, os catequistas puderam cantar e rezar com a Irmã Kelly Patrícia. À tarde, depois da peregrinação a pé até à Porta Santa da Catedral sadina, terminaram com a celebração da Eucaristia presidida por D. José Ornelas.

«Um dia cheio da Misericórdia do Senhor». É assim que o Padre Rui Gouveia, diretor do Secretariado Diocesano da Catequese de Setúbal descreve o passado dia 24 de janeiro. A parte da manhã, no auditório da Anunciada, teve a participação de catequistas de sete vigararias que apresentaram, de diferentes formas, as Obras de Misericórdia corporais e espirituais.

Ainda durante a manhã, estiveram presentes alguns sacerdotes disponíveis para o sacramento da reconciliação, convidando a que cada catequista celebrasse, efetivamente, o Jubileu, e pudesse obter indulgência plenária ao passar a Porta Santa. A manhã terminou com uma surpresa: a atuação da Irmã Kelly Patrícia que no dia anterior tinha estado em concerto na Igreja de Almada.

Outro dos destaques da manhã foi a sentida homenagem a Isabel Figueiredo, funcionária da Cúria Diocesana e membro da equipa do Secretariado da Catequese, que se irá reformar em Fevereiro.

Depois do almoço partilhado, os catequistas foram convidados a peregrinar, a pé, até à Porta Santa da Sé de Setúbal. Ao longo do caminho animado pela equipa diocesana da Pastoral da Juventude, que levava consigo a Cruz da Evangelização dos Jovens, foi rezado o terço da misericórdia pelas intenções do Santo Padre. Um momento de oração e manifestação pública de fé que não deixou ninguém indiferente.

Entrar, sempre, pela Porta que é Cristo

Ao chegar à Catedral, D. José Ornelas falou aos catequistas ainda na rua, mas foi na homilia que sublinhou a importância da ação dos catequistas na comunidade paroquial. «Vocês são aqueles levam o Evangelho à sua comunidade, que semeiam a boa semente do Evangelho no coração das pessoas, em nome do Senhor e de toda a Igreja – afirmou o Prelado – agradeço a vossa generosidade e contribuição para este serviço do Evangelho, porque o vosso papel é fundamental na construção da Igreja Viva».

E destacou ainda: «À semelhança de hoje, que entrámos nesta Porta de Misericórdia, entrai sempre pela Porta que é Cristo e deixai-vos acolher por Ele. Assim conseguirão enviar outros para a porta da libertação da vida.

No final, os catequistas que terminaram o curso geral de catequese receberam, das mãos do Bispo diocesano, o diploma de formação. Gesto igual tiveram também os catequistas que completaram as bodas de prata e de ouro neste serviço da Igreja.

Anabela Sousa

01 de Fevereiro de 2016