Um caminho de fé

150621_515146245186440_708783709_n

«Hope», que significa «Esperança», é o nome do atual Grupo de Jovens da Paróquia de Corroios (na vigararia do Seixal). Esta semana, Ricardo Gaspar, atual responsável do grupo, conta-nos como depois do 10º volume de catequese, quinze jovens continuam a caminhar e a crescer na fé.

De dois grupos de 10º volume de catequese nasceu o grupo de jovens «Hope», na Paróquia de Corroios. O objetivo, diz o responsável, «foi o de continuar a caminhada de crescimento na fé».

Criado em setembro de 2012, por quatro catequistas que quiseram proporcionar aos jovens um caminho de Igreja, este grupo tem vindo a crescer cada vez mais, no amor a Jesus. «Foi possível com este grupo – refere Ricardo – conhecermo-nos melhor e trocar ideias de comunhão, união e amor em Cristo».

Atualmente com quinze elementos, o grupo procura manter um ritmo de reunião semanal, apesar de nem sempre ser fácil. «No grupo tentamos conciliar o horário de todos para nos encontrarmos semanalmente – diz – mas por vezes não é fácil porque todos têm a sua vida de estudos e trabalho diariamente».

Outra das dificuldades que o grupo tem sentido, é a redução do número de jovens no grupo por questões profissionais e familiares: «Muitos jovens têm que abandonar o grupo porque vão trabalhar para fora, ou formaram família, e não têm tanta disponibilidade para o grupo», indica.

Apoio sócio caritativo marca a ação

Uma das marcas da ação pastoral destes jovens é o apoio sócio caritativo, participando em campanhas de recolha e distribuição de alimentos, para o grupo da Cáritas que atua na Paróquia de Corroios, no apoio aos mais desfavorecidos.

Para além disto, o grupo procura aumentar o número de atividades para quebrar a monotonia do grupo, e levá-los à ação. Assim, visitam lares e centros de dias, participam em retiros, animam a Eucaristia da sua Paróquia e preparam almoços paroquiais. No que respeita à pastoral juvenil vicarial, participam nas orações vicariais e no Festival da Canção Jovem Cristã. A nível diocesano, participaram no ano transato, no «RIOnidos em Cristo».

Presentes na comunidade, através do grupo

Semanalmente, refere Ricardo Gaspar, «os encontros são preparados pelos membros do grupo, seja a pares ou individualmente, com um tema por período. Depois, duas vezes por mês, animamos a Eucaristia e fazemos os ensaios depois das reuniões».

Luís Pires é um dos membros do grupo de jovens «Hope» que faz a coordenação musical nas animações da Eucaristia. «É uma boa experiência estar com os jovens e conviver com eles. É bom tocar e cantar com eles. É sentir o próprio Cristo».

«Procuramos acompanhar os mais jovens no caminho da fé – diz – o grupo de jovens é uma das formas de muitos jovens que terminam a catequese, conseguirem continuar presentes na paróquia, através do contributo no grupo e nas suas atividades».

Perseverança rumo ao Céu

Perante as dificuldades, Ricardo garante que o grupo não se deixa abater e é perseverante: «Quando os jovens que faltam às reuniões ou atividades, procuramos incentivá-los e procurar saber o que se passa nas suas vidas, porque estamos todos no mesmo barco, com Jesus».

«É preciso incentivar os jovens a seguir Jesus – diz ainda – para crescermos todos juntos para alcançar o reino dos Céus. Pede-se aos jovens que sejam solidários, criativos, audazes e sobretudo misericordiosos».

Anabela Sousa

08 de Fevereiro de 2016