A Misericórdia do Pai – O Filho Pródigo

IIcatequesequaresmal

D. José Ornelas, bispo de Setúbal, continuou no passado Domingo as suas catequeses quaresmais. O Santuário de Cristo Rei acolheu a II catequese com o tema: A Misericórdia do Pai – O Filho Pródigo.

Mais uma vez muitas foram as pessoas que aderiram à catequese do Pastor da diocese. O grupo musical Figo Maduro abriu a sessão, com a leitura da parábola do “Filho Pródigo” (Lc 15,11-32) a servir de mote para a catequese.

Se na anterior catequese se tinha meditado como o amor se revela desde a criação e está patente ao longo de toda a história humana, o prelado nesta fixou a atenção «na revelação do amor misericordioso de Deus em Jesus. Amor que se manifesta em todos os domínios da vida, criando um modo existencial novo, que transforma a pessoa e a sociedade e abre à nossa finitude humana os horizontes da vida imortal junto de Deus», disse.

Explicando a Parábola, o prelado lembrou a «busca ilusória da liberdade». «O pecado começa com a incompreensão do amor e do projeto de Deus», referiu, sublinhando que «por vezes pensamos que a nossa liberdade é a mais correta». É nesse sentido que o bispo referiu a importância do «caminho de regresso» para a «reconstrução da família».

«Esta é a missão fundamental da Igreja: reunir na família do Pai os irmãos e irmãs que andam dispersos, perdidos, iludidos, feridos, abandonados e sem dignidade», lembrou, acrescentando que Ela se entende a si mesma como «comunidade de gente reconciliada gratuitamente por Deus».

D. José lembrou que «é necessário igualmente que os outros irmãos acolham, que abram o coração, que ajudem à reintegração e façam festa como o Pai, para ajudar a tratar as feridas do irmão e das suas debilidades e ilusões. É por isso que a Igreja é um “hospital de campanha”, citando o Papa Francisco».

O prelado alertou para o aumento do terrorismo, a construção de muros, o não acolhimento dos refugiados e a afirmação de «ideologias de segurança segregacionistas». «A solução não está no erguer de mais muros para deixar de fora os deserdados ou lançar mais bombas», disse, acrescentando que «isso só faz aumentar o número dos miseráveis e o caminho seguro para destruir a sociedade, pois a multidão dos miseráveis vai aumentar a pressão e abater todos os muros de defesa, como já está acontecendo».

Pode ler ou rever a catequese no site: anomisericordia.diocesesetubal.pt/catequesesquaresmais_textos.

A próxima catequese quaresmal, de D. José Ornelas, intitulada ‘Um Coração Solidário – O Bom Samaritano’ está marcada para dia 28 de fevereiro, a partir das 15h30, na Sé de Setúbal.

BML

29 de Fevereiro de 2016