comprehensive-camels

Semana intensa

caritassemana2016

Desde 21 de Fevereiro que muitas foram as iniciativas que a Caritas diocesana já organizou, com outras planificadas até dia 28 de Fevereiro.

Para o presidente da Caritas Diocesana de Setúbal, Eugénio Fonseca, «nesta semana é pedido que nunca deixemos de ver com o coração o que se passa à nossa volta para descobrirmos o “essencial” mesmo que nos incomodem».

Na Diocese de Setúbal as celebrações programadas abriram com a Eucaristia celebrada na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, no Barreiro. Com a igreja cheia de paroquianos, estiveram presentes alguns elementos da direção e responsáveis da Caritas Diocesana. Ali depositaram, nas mãos do pároco, Pe Rui Simão, o compromisso assumido do serviço da Caridade. Nasceu assim o Grupo Socio Caritativo da paróquia de Santa Cruz. Além disso, alguns dos elementos de outros grupos e instituições sociais da Diocese aderiram ao programa de formação “+ próximo”. Simbolicamente, num gesto de partilha, um representante de cada um dos equipamentos da Caritas Diocesana depositou, aos pés do altar, alguns géneros alimentares e 200 litros de leite recolhidos, evocando os “domingos da Caridade” já praticado em algumas paróquias da Diocese.

Ainda no dia 21 de Fevereiro aconteceu um encontro que visou demonstrar como é possível gerar relações humanas inclusivas. A estratégia foi a realização de um Torneio de Futsal, o segundo promovido pela Caritas de Setúbal, com a participação de quatro equipas: S. Francisco Xavier F.C. (Caritas) G.D. da Fonte Nova, Vitória F.C. (veteranos) e a Academia do Jonhson (Cova da Moura). «Através do desporto, fizeram-se amizades e desenvolveram-se energias positivas», referiu Eugénio Fonseca.

 

«Caritas no mundo»

 

Outra das iniciativas realizadas nesta semana foi a inauguração da exposição “Caritas: Coração da Igreja no Mundo” no Hospital de São Bernardo, em Setúbal. No momento da abertura deste espaço estiveram presentes elementos da Caritas diocesana e da Administração do Hospital. «A ideia é que neste local, por onde passam tantas pessoas com tantas angústias, vejam alguma esperança, através das ações concretas da Caritas», disse Eugénio Fonseca. Uma exposição fotográfica que reflete o trabalho da Caritas no mundo e onde existe.

Até domingo ainda existem algumas atividades, como peditório público por toda a diocese. O ponto alto vai ser a celebração de encerramento com Eucaristia presidida pelo Bispo de Setúbal, D. José Ornelas, na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Setúbal.

 

BML

 

Partilhe nas redes sociais!
29 de Fevereiro de 2016