Nomeações Pastorais – Abril 2016

IMG_4173 copiar

A todo o povo de Deus da Igreja de Setúbal, com os seus Presbíteros e Diáconos, saúde e paz, neste caminho quaresmal para a Páscoa do Senhor!

Como sabeis, quando iniciei o meu serviço como bispo de Setúbal, determinei a prorrogação das funções dos membros dos órgãos de Consulta e de Coordenação da Diocese, até que novas disposições fossem tomadas. Alguns destes órgãos fundamentais, estavam já no limite dos próprios mandatos, concretamente aqueles mais diretamente ligados ao Presbitério: o Vigário Geral, o Chanceler e o Ecónomo diocesanos, o Colégio dos Consultores, o Conselho Presbiteral e os Vigários Forâneos. Por isso, depois de um necessário período de adaptação e tomada de conhecimento, tornava-se necessário proceder à normal reconstituição destes serviços, que desempenham um papel fundamental na vida da nossa diocese. Deu-se, assim início ao processo de votações e consultas prevista nas normas eclesiais e nos estatutos da diocese, a que se seguiu um diálogo direto com as pessoas propostas, para se chegar às decisões que agora constam da lista de nomeações para o próximo quinquénio. Desejo, antes de mais, agradecer, de todo o coração, aos membros do presbitério que, com inteira dedicação, desempenharam até agora estas funções. Que o Senhor, rico em misericórdia, seja sempre a vossa recompensa, a alegria, a força e o modelo do vosso serviço aos irmãos. Quero manifestar a minha especial gratidão para com aqueles que aceitaram agora estes serviços, seja pela eleição dos irmãos presbíteros, seja pelo convite do bispo. É bom constatar esta disponibilidade, mesmo por parte daqueles que, em muitos casos, já se encontram muito ocupados com as responsabilidades das paróquias que lhes estão confiadas e de outras tarefas diocesanas. Bem hajam! Que os vossos braços não se cansem e que o vosso coração continue a bater sempre à cadência do de Cristo, para serdes expressão da sua misericórdia, para os irmãos que Ele vos envia a servir. Após estas nomeações, devem ser ainda compostos outros dois órgãos fundamentais da comunhão eclesial: o Conselho Pastoral Diocesano, constituído por presbíteros, diáconos, consagrados/as e leigos representantes das paróquias e dos diversos movimentos eclesiais; e o Conselho para os Assuntos Económicos, que colabora especialmente com o Ecónomo diocesano na gestão dos meios económicos. A sua nomeação envolve igualmente um processo de consulta que requer mais algum tempo, o que deve acontecer após a Páscoa. Estes órgãos são locais de participação, reflexão e consulta, destinados a promover a comunhão e a presença ativa de todos os irmãos e irmãs na vida da nossa Igreja diocesana. O Conselho de Presbíteros e o Conselho Pastoral destinam-se sobretudo ao estudo e discussão da vida da diocese e à apresentação de propostas e orientações de dinamização das nossas comunidades, segundo o destino específico de cada um deles. O Colégio de Consultores e o Conselho de Vigários, terão um papel mais prático, em diálogo e colaboração mais próxima com o bispo, na orientação corrente da Diocese, contando com o valioso contributo do Conselho para os Assuntos Económicos. Espero que estas instâncias de coordenação, no respeito pelas funções e serviços de cada uma e em comunhão com o ministério do bispo, não se limitem a um exercício formal ou burocrático de representação. Tudo farei para que elas sejam autêntica expressão de comunhão e busca sincera dos caminhos de Deus, com transparência e criatividade fraterna. Que esta forma de articular a comunhão, segundo a tradição e a as orientações da Igreja, possa conduzir à participação ativa de todos os irmãos e irmãs na vida da diocese, a partir das próprias comunidades paroquiais e dos seus movimentos. Por isso, gostaria de convidar todos os membros da nossa Igreja a participarem ativamente, com espírito fraterno e construtivo na vida das próprias comunidades, nos seus serviços internos e na sua missão. Espero que, através da vida das comunidades e destes órgãos diocesanos, possam ser tomadas em consideração as sugestões e observações de todos, para que estejamos sempre atentos à voz do Espírito e disponíveis para buscar e seguir juntos os seus caminhos. Unido a vós, no Coração do Senhor, desejo uma boa conclusão do caminho da Quaresma e uma Feliz celebração da Páscoa, na alegria do Senhor ressuscitado.

+ José Ornelas Carvalho Bispo de Setúbal

Diocese de Setúbal

Novos Conselhos e Cargos Diocesanos

Para um mandato de 5 anos, com início no dia 3 de Abril de 2016, Domingo da Misericórdia