Paróquia de Palhais/Santo António

20160330_015401

Várias centenas de pessoas viveram intensamente a Semana Santa na Paróquia de Palhais/Santo António. Os primeiros dias da Semana ficaram marcados pela exposição do Santíssimo, nos vários centros de culto da Paróquia.

As celebrações do Tríduo foram muito dignas, com participação atenta e ativa de muitos fiéis, tanto nas várias horas da Liturgia das Horas como nas celebrações da Ceia do Senhor e da Paixão.

Na sexta-feira santa, Coina recebeu um dos momentos religiosos mais marcantes da Quaresma, a Via Sacra ao vivo. A encenação foi da responsabilidade dos Escuteiros e da Catequese Paroquial que conseguiram juntar mais de 50 atores e figurantes devidamente caracterizados e preparados. A oração iniciou junto à Capela de Nossa Senhora dos Remédios, passando por toda a localidade. Durante o percurso, muitos fiéis emocionaram-se com a encenação das várias estações realizadas para representar os últimos momentos da vida do Senhor, da oração no Horto à sepultura. Esta oração da Via Sacra foi vivida com grande responsabilidade por parte de todos os paroquianos que se associaram, em espírito de silêncio e oração, dando bom testemunho a quem espreitava nas janelas dos prédios. A Via Sacra contou com o apoio da União das Freguesias de Palhais e Coina, da Câmara Municipal do Barreiro e da GNR.

Na Vigília Pascal, com grande afluência de pessoas, dez catecúmenos receberam os sacramentos da iniciação cristã, provando que a Igreja está viva e a atrair adultos.

Na tarde de domingo, realizou-se a Visita Pascal, com o anuncio da ressurreição de Jesus e bênção das casas e famílias.

31 de Março de 2016