comprehensive-camels

Semana das Vocações

DSC_0108

Mensagem para a Semana das Vocações de D. José Ornelas.

Aos Párocos, comunidades de consagrados/as, movimentos eclesiais e a toda a comunidade diocesana 

 

Caríssimos irmãos e irmãs 

 

Estamos a celebrar nestes dias a semana de orações pelas vocações, que se conclui no Domingo, dia 17 de Abril. Foi um sinal de grande graça para a nossa diocese o ter começado esta semana com a ordenação presbiteral do Pe. Luiz Carlos Barbosa Júnior, membro da comunidade “Aliança da Misericórdia”. Agradecemos a Deus este dom e pedimos-lhe que o exemplo do Pe. Luiz, no seguimentos de tantos outros consagrados e consagradas da nossa diocese, possa ser seguido por muitos outros jovens. 

Como recordei, na conclusão da celebração, a vocação para uma vida totalmente dedicada a Deus, no serviço do seu povo, é uma iniciativa do próprio Deus. É Ele quem chama a partir do coração de cada pessoa que Ele escolhe, orienta, consagra e destina para viver e anunciar o Evangelho, seguindo de perto o modo de vida de Jesus. 

Por isso, como nos recomenda o próprio Senhor, nós pedimos ao Senhor da messe que mande operários para a sua seara, na nossa diocese e no mundo. Esta oração deve ser um hábito constante, nas nossas igrejas, nos nossos grupos apostólicos, particularmente nos grupos juvenis e nas nossas famílias. 

Orar significa, antes de mais, reconhecer que este dom só pode vir de Deus, pela ação do seu Espírito no coração daqueles que Ele chama. Mas significa igualmente entrar em sintonia com este desejo de Deus e dispor-nos a ser intermediários dessa sua vontade, no relacionamento com possíveis chamados, como os filhos, os amigos, os jovens com que temos contato. Significa igualmente colaborar no discernimento e na formação dos chamados, pelo nosso afeto, apoio e conselho, mas também pela solidariedade e colaboração com as instituições onde eles se preparam, como o nosso Seminário. 

Espero, pois, que, particularmente nesta semana, em família, nas nossas comunidades e grupos, estejamos sintonizados com o desejo do Senhor Jesus para a sua Igreja, pedindo boas e santas vocações para a vida sacerdotal, religiosa e missionária. 

Que aqueles/as que o Senhor Jesus chama tenham o coração aberto e disponível para escutar a sua voz, seguindo com alegria e generosidade os seus passos, no serviço do seu povo, particularmente daqueles que mais necessidade têm de carinho, de uma mão amiga, de um gesto de solidariedade, de uma palavra de misericórdia, de esperança, de vida. 

Unido a vós no Coração do Senhor Jesus, 

+ José Ornelas Carvalho

 

Bispo de Setúbal

Partilhe nas redes sociais!
11 de Abril de 2016