Família Franciscana

IMG_1042

No âmbito das actividades propostas pela Família Franciscana Portuguesa, chegou à nossa Diocese o Tau da Misericórdia.

Este símbolo de São Francisco e da Família Franciscana, foi solenemente entregue, no passado dia 25 de Abril quando do Capitulo das Esteiras que se realizou em Alenquer, pelo Senhor Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, no encerramento da Eucaristia por ele presidida à Ordem Franciscana Secular Nacional (OFS).

Desde esse dia, o Tau da Misericórdia, iniciou a visita a todas as fraternidades da OFS do nosso país. Cada uma das fraternidades Franciscanas Seculares visitada é por sua vez convidada a com os religiosos e religiosas franciscanas da sua área, receberem e celebrarem o dom da Misericórdia de Deus e os 800 anos do Perdão de Assis.

À nossa Diocese chegou, no dia 6 de Maio, à Fraternidade da Ordem Franciscana Secular da Baixa da Banheira que juntamente com os Padres Capuchinhos o receberam com grande alegria e o colocaram em trono elaborado para o efeito, e celebraram.

No domingo, dia 8 de maio, a Fraternidade da Ordem Franciscana Secular de Setúbal, em grande festa, recebeu-o na Capela de Nossa Senhora dos Anjos, no início da Eucaristia das 11 horas da manhã.

O Tau foi entregue pela Ir Maria de Jesus, Ministra da OFS da Baixa da Banheira, tendo sido recebido pelas mãos da Ir. Mariana Machado, Ministra da OFS de Setúbal, que depois a entregou a um irmão da Fraternidade que, em procissão, o levou até ao altar rodeado pelas Ministras, a Chefe dos Agrupamento 62 do CNE e a Ir. Fátima Ferraz das Irmãs Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora, estando assim representadas todas as comunidades da Família Franciscana da nossa cidade.

De seguida o Tau foi entregue ao assistente da Fraternidade, Fr. Miguel de Castro Loureiro, e ao Ministro Regional Sul da OFS, Diácono Carlos Miranda, que o expos eram solenemente, iniciando assim a Eucaristia.

Durante o momento penitencial foi entregue pelos irmãos da OFS local, a toda a Comunidade, um subsídio para o exame de consciência à luz das obras de misericórdia.

Após a proclamação da Palavra, meditou-se na ascensão de cada um, à imagem da Ascensão de Cristo – a qual nos deve levar a abraçar a Misericórdia e ter novas atitudes de vida.

Durante o ofertório foi entregue, pelos jovens escuteiros, um marcador para a Bíblia com a oração da Perseverança de S. Francisco de Assis (2 Celano, 224) a qual foi, por todos, rezada no final da Eucaristia.

A encerra a visita do Tau, depois da bênção e antes de do mesmo ser entregue para seguir para a Fraternidade da OFS de Faro, na Diocese do Algarve, todos foram convidados a escrever um pequeno texto – à luz da oração dos Louvores de Deus, escrita por São Francisco de Assis: “Tu és…” – para juntar aos já escritos pelos nossos irmãos das outras fraternidades visitadas.

Pe. Fr. Miguel de Castro Loureiro, OFM

12 de Maio de 2016