Testemunhas do Amor Eucarístico de Jesus

13267743_1335257889822897_7019576501383625502_n

No passado dia 26 de maio, quinta-feira, na solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, e após reposição dos feriados religiosos, realizou-se, na cidade episcopal, a Procissão do Corpo de Deus. Muitos foram os fiéis que percorreram as ruas de Setúbal, entre a Sé e o largo da Igreja de São Julião com D. José Ornelas, o bispo sadino, a presidir pela primeira vez.

Uma procissão participada, com um elevado número de fiéis a percorrer as ruas de Setúbal. Foi assim, a tarde da passada quinta-feira. Antes de a procissão eucarística sair pelas ruas da cidade, D. José Ornelas presidiu à oração de vésperas na Sé de Setúbal e dirigiu-se aos diocesanos, pedindo-lhes que sejam testemunhas do Amor Eucarístico de Jesus.

«É uma alegria ver esta Catedral cheia de representantes de todas as comunidades da nossa diocese, a começar pelos seus párocos – disse o Bispo de Setúbal – Significa estarmos reunidos em torno daquilo que é mais precioso e que o Senhor nos deixou, como resumo da sua vida e legado da sua Igreja: a Eucaristia, a presença do Senhor Vivo no meio de nós».

O Prelado recordou ainda que, ao sair pela cidade na procissão do Corpo de Deus, a Igreja Diocesana dá testemunho de querer estar presente no meio do mundo: «Queremos ser esta Igreja que se encontra com o Senhor na Eucaristia, que se recolhe no seu Senhor, que escuta a sua Palavra, que se deixa transformar por Ele, mas depois sai pelas portas para O anunciar. Que esta celebração de vésperas, que o nosso caminhar pela cidade, seja o perfume que levamos, da presença do Senhor e do seu Amor entre nós».

No final da procissão, passado mais de uma hora desde o seu início, D, José Ornelas dirigiu-se à cidade com as palavras finais à porta da Igreja de São Julião.

Anabela Sousa

01 de Junho de 2016