Uma pequena semente

JR 2

Quase a terminar o retrato da realidade juvenil na Diocese de Setúbal, apresentamos esta semana a Juventude Rivier. A Irmã Elodie Filipe, das Irmãs da Apresentação de Maria, congregação a que pertence este movimento juvenil, explica-nos o carisma existente assente na oração, na formação e no voluntariado.

«A Juventude Rivier é uma pequena semente – afirma a Irmã Elodie – que foi plantada no dia 23 de maio de 2012, num dia muito importante para a família da Apresentação de Maria, a Festa da beatificação de Maria Rivier, a fundadora das Irmãs da Apresentação de Maria».

O movimento nasceu, assim, do desejo dos jovens, que depois de uma longa caminhada com as Irmãs da Apresentação de Maria manifestaram a aspiração de beber, de uma forma mais consistente, da espiritualidade da congregação.

«Queremos ser jovens ativos e atuantes nas nossas paróquias não tendo medo de nos assumirmos como Cristãos na sociedade, como pequenos grãos de trigo que tentam marcar a diferença no meio onde nos inserimos», é o testemunho de um jovem que, na altura, deu o mote para a criação do movimento.

Passos pequenos, mas firmes

Atualmente, a Juventude Rivier conta com trinta elementos que se encontram espalhados por Setúbal, Montijo e Sever do Vouga. «O movimento tem caminhado com pequenos passos, mas firmes, pois procuramos que os jovens que integram o movimento se tornem cristãos responsáveis, esclarecidos na sua fé e jovens com uma vivência espiritual estruturada», afirma a Irmã Elodie.

Como forma de responder a esses objetivos o movimento assenta sobre três pilares: formação, oração e voluntariado. Através de um sólido processo formativo, através dos sacramentos, da Palavra de Deus, do Catecismo da Igreja Católica ou escritos de Maria Rivier, entre outros, cada um é convidado a fazer um caminho de crescimento e compromisso com a sua fé e com o projeto de Deus sobre si.

Ao encontro dos jovens

«O acolhimento, a interioridade, a solidariedade, a disponibilidade, a comunhão eclesial e o espírito missionário, são os valores que caracterizam a Juventude Rivier – afirma a consagrada – iluminados por estes valores os jovens criam uma Identidade que os une num projeto comum. Para que tal aconteça, a experiência de vida de Maria Rivier é fundamental. O voluntariado e o perfil espiritual de oração, zelo, compaixão e amor à Virgem Maria, segundo Maria Rivier, são os pilares do movimento. É por isso que a nossa ação, nas paróquias em que nos encontramos, é essencialmente o serviço».

O Papa Francisco fala de uma “debandada da juventude da Igreja” e a Irmã Elodie diz que o movimento também já a sentiu. «Muitas vezes fez com que tivéssemos de nos reorganizar e readaptar, mas o Espírito Santo é criativo e vai-nos inspirando novos projetos. Decidimos assim, não esperar que os jovens viessem ao nosso encontro e fomos nós ao encontro deles. Partimos para Sever do Vouga, antes da Semana Santa e lá durante três dias vivemos momentos de oração, de formação e de voluntariado, com os jovens daquela Paróquia. Fruto dessa aventura, impulsionada pelo Espírito nasceu mais uma sementinha da Juventude Rivier», sublinha.

Jesus Cristo como projeto de vida

De acordo com esta consagrada, Setúbal é uma diocese jovem e com potencial. Assim, afirma: «O grande desafio da Pastoral Juvenil é continuar a mostrar com o seu testemunho jovem, que seguir Jesus traz sentido à nossa vida e desse modo, propor Jesus Cristo como projeto de vida».

Sempre que é possível a Juventude Rivier de Setúbal e do Montijo procura participar nas atividades organizadas porque a comunhão com a Diocese em que se encontram é «fundamental», querendo continuar a seguir o lema do movimento: «Caminhamos para Deus. Na amizade e no amor, seguimos sonhos teus… Somos Juventude Rivier!»

Anabela Sousa

20 de Junho de 2016