comprehensive-camels

Viver o Evangelho e anunciá-lo

grupo2

Na vigararia da Caparica, paróquia de São Francisco Xavier, existe desde 2014 um grupo de jovens. FRANXISCOS é o seu nome. Wilson Lima e Cristalina Rodrigues contam como nasceu este grupo, como tem crescido e os desafios que se colocam para o futuro, querendo continuar a servir a comunidade onde se inserem.

Na vigararia da Caparica, paróquia de São Francisco Xavier, existe desde 2014 um grupo de jovens. FRANXISCOS é o seu nome. Wilson Lima e Cristalina Rodrigues contam como nasceu este grupo, como tem crescido e os desafios que se colocam para o futuro, querendo continuar a servir a comunidade onde se inserem.

 

O grupo de jovens da Paróquia de São Francisco Xavier de Caparica surge em fevereiro de 2014 depois de alguns jovens catequistas, e uma mãe, procurarem formar um grupo constituído por jovens católicos que pudessem sentir-se mais como parte integrante da comunidade paroquial.

 

«Os jovens que tiveram a ideia, falaram com outros jovens das faculdades onde estudavam e com amigos. Depois de proporem esta ideia ao Padre José Pires Nunes, jesuíta, pároco nessa altura, ficaram criadas as bases para que nascesse», contam Wilson Lima e Cristalina Rodrigues, responsáveis do grupo.

 

Atualmente, já com outro pároco, o Padre Hermínio Vitorino (também ele jesuíta) o grupo conta com cerca de vinte jovens oriundos, principalmente, de vários países africanos lusófonos. «Ao longo destes dois anos de atividade do grupo tem havido várias entradas e saídas de elementos, mas o seu núcleo fundador tem-se mantido – afirmam – contudo, tem havido um esforço no sentido da consolidação das ideias do grupo para melhor servir a comunidade».

 

Formação humana, cristã e cultural

 

Começaram por ser, essencialmente, um grupo coral dentro da própria paróquia, animando as missas aos domingos e outros eventos. «Este é um grupo com boa dinâmica e bastante animado», dizem os jovens que procuram cultivar a amizade sã entre todos, para que se sintam uma família. Além disso, têm também como objetivo o crescimento na formação humana, cristã e cultural, vivendo o Evangelho e anunciando-o.

 

A colaboração nas atividades e liturgia da paróquia são também algo que caracteriza o grupo de jovens FRANXISCOS, onde alguns dos jovens são catequistas e integram o grupo coral juvenil. Por outro lado, também têm apostado no intercâmbio com grupos de jovens de outras paróquias e com jovens que realizam atividades de voluntariado.

 

Uma vez por ano o grupo tem feito um pequeno retiro, segundo o método dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola, e ao longo do ano pastoral realizam-se reuniões temáticas, debates de filmes, algumas vigílias de oração e reflexão, entre outras. Já participaram também em duas atividades de jovens a nível nacional.

 

Em primeiro, conhecer e estar com Jesus

 

O grupo reúne-se regularmente, aos domingos, após a Eucaristia, mas encontra-se em perspetiva uma ação de reestruturação das ideias grupo de forma a implementar novas atividades. «Pretende-se, no futuro, que haja uma maior adesão por parte dos jovens da comunidade e que o grupo continue a servir da melhor forma a paróquia e a comunidade. De futuro, gostaríamos de poder participar numa Jornada Mundial da Juventude», referem Wilson e Cristalina.

 

Uma das dificuldades que o grupo tem constatado tem que ver com a falta de compromisso da parte de alguns jovens. «Muitos até têm algum tempo livre, mas preferem fazer outras atividades menos enriquecedoras culturalmente e a nível da fé, ou até mesmo nada – dizem – o que temos tentado fazer é sensibilizar os jovens a abrirem os seus horizontes, começando primeiramente por conhecer e estar com Jesus Cristo, a estarem mais por dentro do espírito da comunidade e interagirem com outros jovens de forma a partilhar conhecimentos e experiências de vida».

 

Uma boa parte dos elementos do grupo estudam, outros já trabalham, com horários muitos diferentes, e um número mais reduzido está à procura do primeiro emprego. Esta variedade de situações e de horários, destacam ainda, é «também um desafio para se conseguir um dia e uma hora boa para marcar as reuniões ou atividades do grupo».

 

Em comunhão diocesana

 

No que à realidade da pastoral da juventude em Setúbal diz respeito, estes jovens da Paróquia de São Francisco Xavier da Caparica consideram que o principal desafio é a sensibilização dos jovens para que conheçam Jesus Cristo. «Deste modo – indicam – ajudam os jovens a caminhar na fé, e a crescer humana e espiritualmente, sentindo-se como parte integrante da comunidade diocesana».

 

O grupo de jovens FRANXISCOS diz que tem tido conhecimento das atividades promovidas pela Pastoral da Juventude de Setúbal e tentam participar sempre que possível. A atividade mais recente onde participaram foi a Via Sacra Jovem 2016, realizada na igreja de Almada, onde, dizem, «tivemos a oportunidade de encenar uma estação da Via-Sacra, e de estar com outros jovens da nossa diocese».

 

Anabela Sousa

Partilhe nas redes sociais!
27 de Junho de 2016