Um Gesto Pela Paz

A Caritas diocesana de Setúbal este ano vai novamente aderir à Operação «10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz». De dia 19 de Novembro a 8 de Janeiro de 2017 a campanha vai se realizar este ano na vigararia do Montijo.

A Caritas Diocesana de Setúbal adere a esta campanha desde a sua fundação e promovendo eventos próprios.

Desde o dia 20 que a Vela, com a Luz da Paz, recebida em Fátima, percorre as Paróquias da Vigararia do Montijo, conforme programa:

Chegada da Vela em 20 de Novembro à tarde a Alcochete que ficaria até 27 Novembro: Alcochete e S. Francisco; 4 Dezembro: Samouco; 8 Dezembro: Montijo (Espírito Santo); 11 Dezembro: Afonsoeiro e Pastorinhos; 18 Dezembro: Alto Estanqueiro e Atalaia

25 Dezembro: Pegões e Canha; 1 Janeiro: Poceirão e Águas de Moura e a 8 Janeiro: Pinhal Novo.

No dia 10 de Dezembro a instituição promove uma celebração pública, junto à Cáritas Diocesana, numa cerimónia inter-religiosa, apelando à Paz.

Em todas as paróquias da diocese são vendidas velas para que no dia 24 de Dezembro pelas 20 horas, uma delas se acenda e seja colocada numa janela, ou na mesa da consoada, ou junto ao Presépio num gesto pela Paz, em uníssono com milhões de Cristãos e pessoas de boa vontade, por esse mundo fora. «Os cristãos assinalam assim, também, a chegada do Príncipe da Paz», refere nota enviada ao Notícias de Setúbal.

A mesma nota refere que a Operação “10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz” é um compromisso que, anualmente, a Cáritas pretende que seja partilhado por todos os portugueses – um compromisso com a Paz no Mundo.

De 19 de novembro até janeiro de 2017, todos os que, para além de assumirem este compromisso, quiserem juntar-se à Cáritas, participando na sua missão de estar ao lado dos mais frágeis, poderão adquirir uma vela, pelo valor simbólico de 1€, que vai ajudar a Caritas a apoiar pessoas e famílias em situação de pobreza.

As verbas que resultam desta campanha, revertem, em 65%, para a Cáritas Diocesana, que a aplica em projetos destinados a apoiar as famílias em situação de carência, na diocese; e em 35%, para dar resposta a necessidades de várias famílias vulneráveis de refugiados apoiados pela Cáritas da Grécia.

A nota enviada cita D. José Traquina, Bispo Auxiliar de Lisboa, assistente nacional da Caritas: «Deus não desistiu de amar o mundo e conta connosco. Quando damos com amor sincero superamo-nos, dando lugar no coração a outras pessoas mais necessitadas. E assim, num Gesto pela Paz com a Cáritas Portuguesa, estamos a colaborar para a beleza do mundo. A generosidade gera felicidade!».

05 de Dezembro de 2016