Crismas na Charneca de Caparica

igrejacharnecacapa

O bispo de Setúbal, D. José Ornelas, esteve na paróquia da Charneca de Caparica no passado sábado para investir 25 fiéis com o sacramento do Crisma, ou Confirmação. Na homília da celebração, o prelado afirmou que o Batismo que recebemos em crianças é «enxerto numa árvore que nunca morre, que é Deus», um enxerto que mais tarde dará frutos, visíveis pelo sacramento do Crisma.

«Normalmente, recebemos o Espírito muito novos, e é o Espírito pelo Qual chamamos a Deus de Pai. Mas agora são vocês que vão dar esse Espírito, acolher os outros, cuidar desta sociedade em vez de depender dela, tomar conta desta comunidade em vez de serem educados por ela», disse D. José, dirigindo-se aos crismandos.

Citando as palavras de Isaías que Jesus lê na sinagoga, que referem que «o Espírito do Senhor Deus está sobre mim; porque o Senhor me ungiu para pregar a Boa Nova aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos, o bispo de Setúbal afirmou que «isso é o Espírito para gente crescida, adulta, que quer intervir e criar este mundo novo». «Este é o vosso caminho de crismados. Vocês não podem vir apenas assistir à missa, aqui todos cantamos a dançamos ao som da música do Evangelho», sustentou.

Numa homília direcionada essencialmente para quem recebia o Crisma, D. José Ornelas avisou-os que «esta comunidade tem o direito de vos pedir que sejam ativos, que participem, que façam andar. Este é o Espírito que recebemos, é para isso que Deus nos chama».

Por isso, apelou para que os crismados tivessem «gosto de dizer “esta é a minha comunidade”», apesar das dificuldades e das limitações que possam detetar nessa mesma comunidade. «Não esperem que as coisas estejam bonitinhas e em ordem para passarmos. Nós vamos entrar para limpar a sala, para lavar o que está sujo, seguindo o exemplo do que nos precederam. Não existem comunidades perfeitas, mas se nos deixarmos guiar pelo Espírito de Deus somos capazes de construir esta igreja», concluiu.

Ricardo Perna

(texto e fotos)