Luz da Paz de Belém em Setúbal

15492209_1553525954663396_6673339059259381920_n

“Porque toda a vida vem de Ti, em tua Luz, vejo a Luz. Porque toda a vida vem de Ti, e a Tua Luz, faz-me ver a Luz.” Foi assim que iniciou o cântico de entrada, na Sé de Évora, no passado Domingo, na cerimónia nacional de partilha da Luz da Paz de Belém. Essa Luz, que vem da gruta da Natividade até nós, neste tempo de Advento, como simbolo de Paz.

Desde 1989, a televisão pública austríaca em conjunto com a Escuteiros e Guias Austríacos elegem uma criança que transporta a Luz desde Belém até ao seu país. Esta criança, escolhida pela inocência e pureza que transmite, desloca-se até à gruta de Belém e recolhe a chama que é transportada até Viena, onde se realiza uma cerimónia de intenso simbolismo, na qual a chama é partilhada com delegações de Escuteiros e Guias de vários países.

Foi a esta grandiosa cerimónia que uma delegação portuguesa do Corpo Nacional de Escutas se associou, transportando a Luz até ao nosso país. Delegação essa, neste ano com quatro elementos, entre eles o Dirigente Paulo Santos, nosso Chefe Regional Adjunto e o nosso Caminheiro Bruno Santos.

De candeia em candeia esta chama que foi acesa em Belém e seguiu para Áustria, percorreu um total de 5.600 km sem nunca se apagar. Foi difundida, numa cerimónia nacional celebrada, este ano, em Évora, onde os vários representantes das Regiões a puderam recolher e que chegou finalmente a esta nossa família escutista de Setúbal.

D. José Ornelas acolheu a chegada da Luz à Diocese

Ainda na noite do passado Domingo, dia 11 de dezembro, a Igreja de S. Simão, em Azeitão, encheu-se de representantes dos Agrupamentos da Região, numa cerimónia aberta a toda a comunidade, presidida pelo Bispo Dom José Ornelas, onde de forma intimista se partilhou esta chama que não se apaga e que será simbolo de Paz em casa de cada uma das famílias da nossa Diocese nesta preparação para o Natal.

O nosso Bispo lembrou que somos desafiados a manter esta chama acesa por dentro e que este é realmente tempo de Luz. Terminou, partilhando a Luz com quem a veio recolher, embalados pelo cântico “Deixa Deus entrar”, e foi abençoando e desafiando a que cada um a partilhasse nas suas comunidades: “Ide e levai a Luz!”.

Por toda a Região, cada uma das comunidades paroquiais terá assim a oportunidade de recolher a Luz através dos nossos Agrupamentos de Escuteiros, e levá-la para suas casas, colocando-a no centro das suas vidas neste tempo de advento, sendo efetivamente instrumentos da Paz, de Esperança e do Amor de Cristo por todos nós.

Ana Margarida Chagas, Chefe Regional

13 de Dezembro de 2016