Notícias de Setúbal:Um passo em direção a uma nova etapa

d.joseornelas

Como já foi anunciado, o semanário diocesano, Notícias de Setúbal está a passar por uma fase de transformação, à semelhança do que acontece com a maioria dos jornais, nos nossos dias. A mudança dos hábitos de leitura, o desenvolvimento de novas tecnologias de comunicação, os custos das publicações tradicionais e a busca de maior rapidez e diversidade dos meios utilizados, entre outras razões, exigem realismo de análise e criatividade na busca de soluções ajustadas à realidade em que vivemos.

A Diocese de Setúbal não é exceção a este movimento e tem em curso um processo de repensamento dos meios que utiliza para comunicar internamente e para dialogar com a sociedade onde vive, o que inclui, naturalmente, o Notícias de Setúbal. O aumento da utilização da versão electrónica do jornal e a rápida diminuição de leitores da sua versão escrita, para além dos problemas económicos que comporta, mostra bem que há que buscar novos caminhos, potenciando as novas formas de disponibilizar informação e promover o diálogo cultural e religioso.

É nesta perspetiva que se pretende investir em diversas formas complementares de informação, como a o potenciamento da publicação electrónica do jornal, a disponibilização regular de resumos noticiosos e a ligação com a informação das paróquias, ao mesmo tempo que se vai dando corpo à estrutura comunicativa da diocese no seu conjunto. A cessação da versão impressa do semanário diocesano, que agora tem lugar, não significa, pois, um menor esforço de comunicação, nem um vazio noticioso, mas, pelo contrário, um passo no processo de conversão em curso, que há de conhecer ulteriores de desenvolvimentos nos próximos tempos.

Quero agradecer, em nome da diocese, ao membros da direção e aos colaboradores do jornal, tanto atuais, como do passado, pelo precioso serviço prestado à Igreja diocesana e à sociedade. Com meios muito reduzidos, foram capazes de manter um elo importante de ligação e de informação, ao serviço da palavra, da informação, da formação, do Evangelho. Bem hajam!

Agradeço igualmente a todos os que, pela leitura, pela difusão, pelos comentários e críticas, ajudaram a dar ao jornal a sua imagem participativa e diocesana. Certamente que esta dimensão interativa encontrará no futuro novas e mais adequadas formas de expressão, para as quais peço, desde já, a atenção e a participação.

Espero que o espírito de criatividade, dedicação e serviço ao Evangelho que guiou os pioneiros/as do Notícias de Setúbal nos oriente neste momento de mudança e rejuvenescimento, para responder aos desafios do nosso tempo, criando informação, comunhão de valores e propostas ao serviço de uma sociedade mais justa, fraterna e solidária, como caminho para a paz e a esperança a que este Natal nos convida.

02 de Janeiro de 2017