comprehensive-camels

Curso de Guias da Região de Setúbal para Lobitos

15895041_1236976463053757_6898032092804730722_n

No dia 8 de Janeiro de 2017 ocorreu o Curso de Guias da Região de Setúbal para Lobitos, elementos com idades das 6 aos 10 anos e também o encontro de equipas de animação, que são os adultos responsáveis pelo seu acompanhamento nos diversos Agrupamentos da Região.

Esta actividade foi organizada pela secretária regional pedagógica da 1ª secção a chefe Milene Santos e da sua equipa.

Este curso tem como base transmitir ao Lobito conhecimentos, competências e atitudes para desempenhar da melhor maneira o seu cargo de guia. Quando um dia perguntaram a Baden-Powell que grau escolheria nos quadros do escutismo se não fosse Chefe Mundial, ele respondeu: “Se me permitissem escolher um posto no Movimento, escolheria o de guia”. Com isto queria significar o Grande Chefe, que julgava que o papel mais interessante dentro do escutismo é o de guia.

Por outras palavras, o guia deve ser, o melhor escuteiro do Bando (grupo de 5 a 7 Lobitos), irmão mais velho, é o condutor é o herói.

Dentro deste pensamento escolhemos como imaginário deste curso “Escola dos Heróis”

Os objectivos principais que foram trabalhados neste dia, foram a importância da figura do guia na vida do Bando e o reconhecimento dos agentes de segurança e socorro como heróis dos nossos dias, pela sua abnegação de vida em prol do seu semelhante.

Estiveram presentes, 212 super heróis lobitos, e 46 super noviços a dirigentes 48 super chefes.

O programa do dia foi divido em formação para os adultos, atelies e demonstrações com os nossos super herois convidados: GNR de Setúbal, Bombeiros da Moita e uma equipa cinotécnica da Força Aerea da BA 6 do Montijo para os Lobitos, no final estivemos com o nosso maior Heroi, que foi a celebração da Missa, que foi celebrada em representação da assistência regional pelo Pe. Tiago um dos assistentes do Agrupamento de Palhais e para terminar umas palavras da nossa Chefe Regional Margarida Chagas.

Deixamos aqui o nosso profundo agradecimento a Câmara Municipal da Moita, pela cedência do Pavilhão de Exposições da Moita, GNR – Comando Territorial de Setúbal, aos Bombeiros Voluntários da Moita e ao Comando da Base Aérea n.º 6 Montijo e a sua equipa cinotécnica.

Sérgio Silveira

Partilhe nas redes sociais!
12 de Janeiro de 2017