Algarve 2017

Jornadas_clero_sul_2017

Em 2017 foi proposto para a formação dos sacerdotes das dioceses do Sul, uma reflexão acerca das periferias, na lógica daquilo que têm sido as chamadas de atenção constantes do Santo Padre, o Papa Francisco.

Esta formação tentou assim olhar as periferias como verdadeiros areópagos onde a proposta do Evangelho tem hoje lugar não apenas no contexto da nova evangelização mas também kerigmatico.

Os oradores, sacerdotes e laicos, tentaram assim consciencializar os participantes para as realidades sociais, culturais e eclesiais ávidos de receber o evangelho. Afinal todos os espaços são excelentes para de anunciar a Palavra, temos é de os saber aproveitar, ao bom modo do que sempre fez a Igreja.

Também a nossa diocese foi chamada a testemunhar o seu trabalho no campo da evangelização nomeadamente naquilo que faz de âmbito cultural e social. Por vezes também é necessário termos um olhar purificado acerca do que fazemos e de quem somos.

Pe. Casimiro Henriques

23 de Janeiro de 2017